Emprego em outra cidade: qual a melhor forma de buscar?

Decidir mudar de cidade em busca de um novo trabalho pode ser um desafio que gera muitas dúvidas, portanto este artigo tem como objetivo facilitar a sua vida nesse processo. Então vamos lá:

emprego-outra-cidade
Foto: Reprodução/Adobe Stock

O primeiro passo é ter um número de telefone da cidade onde você quer se recolocar. Fazer isso é simples: basta adquirir um chip de telefone celular com o DDD da cidade na qual deseja conseguir emprego. O passo seguinte é criar um segundo currículo. Nele deve constar o seu número de telefone novo, com o mesmo DDD da cidade em que está procurando trabalho.

Essas ações são importantes porque é comum que os profissionais de recursos humanos que estão conduzindo o processo optem por pessoas que já residem na cidade. Isso acontece porque uma mudança envolve tempo e custos, o que pode atrapalhar o seu início no novo emprego. Então, para evitar transtornos, é comum priorizar pessoas que já residam na cidade cuja vaga está em aberto.

Para evitar que essas questões sejam tratadas logo no início da seleção, o que poderia fazer com que você fosse descartado do processo, é interessante fornecer informações da cidade onde se localiza a vaga.

Caso receba uma ligação do entrevistador, não minta. Seja franco e diga que está residindo atualmente em outra cidade, mas que pretende mudar em breve para a cidade na qual se localiza a vaga.

Por último, mas não menos importante, altere a sua cidade de residência na conta no LinkedIn. Retire a cidade onde está agora e acrescente aquela onde você planeja se recolocar. Porém lembre-se de colocar uma observação no seu perfil dizendo a cidade que você de fato reside e a sua disponibilidade para mudança. Essa observação pode estar no seu resumo profissional. Infelizmente essa rede social só permite a informação de uma cidade, portanto procure privilegiar aquela em que você tem mais interesse de conseguir um novo trabalho.

Sobre a autora

tais-targa-colunista

Taís Targa é psicóloga, mestre em Educação, job hunter, especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação. Autora do livro “Você de Emprego Novo” – Editora Évora e professora de pós graduação na FIA online.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.