Empresas buscam profissionais que aprendem rápido

Por Tais Targa

Foto: Reprodução/Adobe Stock

#aceitaquedoimenos

Um ponto muito importante nos processos seletivos é conhecer a história do profissional e entender o quanto o candidato a uma vaga de emprego é capaz de aprender.

Quais cursos este profissional realizou nos últimos anos ou meses, habilidades descritas e até mesmo o tema de alguns assuntos estudados.

Pode ser visto de forma positiva um profissional da área de RH que tem, por exemplo, cursos recentes na área de Tecnologia da Informação. Isso já mostra que este profissional se interessa por assuntos diversos e está aberto a aprender tópicos “fora” da sua área de atuação.

Na entrevista de emprego também podem surgir perguntas como:

  • Quais foram os últimos cursos que você realizou?
  • Como você aprende mais rápido? (lendo, estudando, cursos presenciais ou on line)
  • Prefere aulas online ou presenciais?
  • O que pretende realizar em termos de formação profissional no próximo ano?
  • Quais foram os últimos livros que você leu?
  • Quais são os influenciadores que você acompanha e admira nas redes sociais?

São perguntas que trazem muitos dados a respeito da sua relação com a aprendizagem, e a partir deles o recrutador pode descobrir hábitos, facilidades e interesses do candidato.

Existem inúmeras maneiras de aprender e é vago medir a “capacidade aprendedora” de um profissional, concorda? Porém, arrisco a destacar alguns comportamentos que observo em pessoas de vasta capacidade aprendedora.

  • Estudar e aprender algo novo todos os dias torna-se hábito para essas pessoas. Ou seja, são profissionais curiosos e que têm interesse em diversos assuntos. Alguns vão fundo nas suas especialidades e outros tornam-se mais generalistas. Às vezes têm hobbies e interesses que vão bem além da sua área de atuação.
  • Humildade. São menos julgadores e aceitam ajuda. Não buscam professores apenas por titulação, sabem que o conhecimento não está somente dentro de grandes instituições, por isso buscam referências.
  • Investem em formação e sabem fazer renúncias. São profissionais que já postergaram investimento em outras áreas da vida em prol da aprendizagem. Muitas vezes deixaram de trocar de carro para realizar um intercâmbio, além de saberem que quando se fala de educação o orçamento destinado para tal não é uma despesa, mas um investimento. Fazem renúncias e dedicam tempo para adquirir novos conhecimentos.
  • Aprendem rápido, mas não caem na armadilha do conhecimento. Isso é, são profissionais que estão aprendendo sempre, que conseguem executar e gerar resultado por meio do conhecimento adquirido. Buscam aplicar no trabalho e na vida os conceitos absorvidos e fazem isso com maestria. Diferente daqueles que estão na armadilha do conhecimento: fazem dezenas de cursos e nunca acham que estão prontos para executar os conceitos aprendidos.
  • Detém um bom nível de autoconhecimento e sabem otimizar a capacidade de aprender. Profissionais que se conhecem mais profundamente têm mais capacidade de fazer ajustes e escolhas que vão impedir o processo de aprendizagem. Por exemplo, esses profissionais sabem se são mais auditivos ou visuais, se funcionam mais em turmas presenciais ou online, e até mesmo qual é o horário do dia que conseguem manter mais foco nos estudos. São profissionais que realizam melhores escolhas e sabem usar talentos a favor de uma relação mais otimizada com a aprendizagem.

A quantidade de características de profissionais aprendedores vai muito além desta lista.

Então, peço a sua contribuição para deixar o seu comentário e responder: quais são os outros atributos de profissionais aprendedores? Vou adorar interagir com você.

Sobre a autora

Taís Targa é Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação. Autora do livro “Você de Emprego Novo” – Editora Évora e professora de pós graduação na FIA online.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.