Um dos maiores mitos sobre envio de currículo

Muitos profissionais se enchem de orgulho ao dizer: “hoje enviei 100 currículos e me candidatei para mais de 30 vagas”. Geralmente, parabenizo pela determinação e pelo empenho, mas ao fazer uma análise já percebo que não terão retorno positivo, pois um dos principais erros que um profissional comete ao procurar um novo desafio é deixar-se levar pelo desespero e sair por aí distribuindo currículos sem critério algum.

mitos-curriculo
Foto: Reprodução/Adobe Stock

Lembro-me de ter atendido a uma profissional que fez uma planilha em que constava o envio de mais de mil currículos e a candidatura a mais de 300 vagas em um período de dois meses. O resultado: duas entrevistas marcadas por empresas que queriam que ela “pagasse” para participar de processos seletivos. Ou seja, foi uma presa fácil para quase cair em um golpe muito comum no mercado.

É preciso calma, consistência e planejamento para se recolocar com rapidez.

Tenha como foco de busca empresas que irão se interessar pela sua expertise e experiência anterior, candidate-se a vagas nas quais você atende ao perfil solicitado e sempre que possível personalize seu CV e a carta de apresentação (geralmente, uma introdução no e-mail) para cada contato realizado. Use as redes sociais para se manter presente. Curta, comente e compartilhe o conteúdo dos profissionais de RH e headhunters. É uma maneira de ser visto e começar o contato.

Importante também ter uma conta ativa no LinkedIn e se cadastrar em sites como vagas.com e glassdoor.

Persista e tenha como meta aumentar seu networking, e não simplesmente mandar centenas de currículos.

Sobre a autora

tais-targa-colunista

Taís Targa (@taistarga) é psicóloga, mestre em Educação, Job Hunter, especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação. Autora do livro “Você de Emprego Novo” – Editora Évora e professora de pós graduação na FIA online.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.