Algumas pessoas já me perguntaram se o vídeo currículo é uma “modinha”, ou seja, algo passageiro nos processos seletivos. Na minha opinião, é justamente o contrário: ele veio para ficar!
Experimente fazer uma busca no Google sobre este assunto: você verá que já existe muita informação a respeito. No meu canal no Youtube já tem vários vídeos com instruções sobre este tema.
A tendência é que os recrutadores apostem neste formato para encurtar as seleções.
Coloque-se no lugar deles: centenas de currículos são enviados para uma mesma vaga e não há como saber se o candidato exagerou em alguma qualificação e muito menos conhecer sua personalidade.
Por outro lado, a partir do momento em que “apertam o play” e têm acesso a um vídeo currículo, além de obter informações profissionais sobre a pessoa, é possível também analisar a forma como ela fala, o modo como se comporta, seus gestos, suas vestimentas e até se ela tem aquele brilho no olhar ao falar de sua trajetória. Enfim, é possível identificar se há coerência entre a aparência e o que está sendo falado. Fora que o material pode ser facilmente compartilhado com todos os envolvidos no processo seletivo e muitas vezes substituindo a maratona de entrevista com pessoas diferentes dentro da mesma empresa.
Hoje a comunicação é um aspecto superimportante para quem quer ser contratado ou promovido. Por isso, confira abaixo algumas dicas para caprichar em seu vídeo currículo e se destacar:
1 – Prepare-se e não deixe para última hora
O vídeo currículo é a porta de entrada para uma oportunidade e você deve começar a prepará-lo o mais cedo possível. Atente-se para o que os recrutadores pedem, escolha uma roupa apropriada e o espaço onde fará a gravação.
Caso você sinta vergonha frente às câmeras, procure começar a treinar com elas desligadas e depois passe a fazer gravações diárias, contando como foi o seu dia. Assim você se familiariza com o equipamento e percebe que a pessoa do “outro lado” do vídeo não morde.
Ah, e não exija perfeição no primeiro vídeo, ok? Treine e faça o seu melhor!
2 – Seja natural
É importante mostrar espontaneidade em seu vídeo currículo. Os avaliadores optam por este formato por justamente quererem conhecer melhor a pessoa que poderá vir a trabalhar com eles e não para assistir a um personagem.
Nunca decore ou leia um texto pronto. Fale de forma natural sobre sua trajetória, ilustrando com histórias pessoais sempre que possível.
3 – Valorize a comunicação de seu trabalho
Recentemente perguntei entre os meus seguidores quem já havia produzido um vídeo currículo e a maioria ainda não havia passado por esta experiência. Por outro lado, muitos já se mostraram ansiosos, mas pouco confiantes em falar sobre si. Meu conselho: respeite e acredite em sua trajetória. Deixe de lado frases como “não posso” ou “não consigo” e invista na comunicação de seu trabalho.
Eu mesma sou tímida (se você tem dúvidas, vale a pena conferir meu primeiro vídeo no Youtube) e sempre busquei aprender muito para compensar este lado introvertido.
Com o tempo, enxerguei o potencial que a comunicação possui e comecei a me preparar para falar em público. Hoje estou satisfeita com a minha performance, pois consigo passar o meu conhecimento e experiência para outras pessoas e ajudá-las a se recolocar no mercado de trabalho.
Sobre a autora
Taís Targa (@taistarga) é psicóloga, coach, mestre em Educação, job hunter, especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora.