Tudo é para ontem

Você já ouviu essa frase? Garanto que quase todos os dias. Resolvi comemorar o Dia do Profissional de Marketing aqui na coluna um dia depois para exemplificar o que é viver o marketing em sua essência e como vivemos incansavelmente no “Tudo é para Ontem“.

massa news (1)
Foto: Canva Pro

Antes, quero dividir com vocês a importância do entendimento dos conceitos de marketing, para que as pessoas e empresas entendam o que o profissional faz.

Para começar, não chame um profissional de marketing de “marketeiro”. A tradução tem relação com mercado e o título do profissional de marketing é “marketer”, que muitos defendem como mercadólogo!

Parafraseando um artigo escrito e publicado por Ênio Carvalho, um ícone do marketing que escreveu sobre as definições dos termos, “mercadólogo é o profissional de marketing com a devida formação, graduação, pós-graduação e/ou mestrado e doutorado, somando a isso uma experiência prática na vida profissional”.

Veja também:

Ser “mercadólogo” é, antes de tudo, dar para a empresa todas as informações sobre o seu consumidor: o que ele faz, como ele se comporta, o que ele gosta e, por fim, quais são as suas verdadeiras necessidades. Afinal, é o consumidor que compra seu produto ou serviço, ele é o objetivo final de qualquer empresa.

Muitos empresários contratam erroneamente outros profissionais de outras áreas para serem seus “marketeiros”, perdendo dinheiro, tempo, clientes, mercado, entre outros. Fazer marketing é muito mais do que apenas ser criativo. É estar antenado, ser imparcial, ético e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. O “mercadólogo” é o profissional que abre portas para a geração de negócios.

É importante lembrar que marketing não tem relação com a área comercial ou e-commerce, que é um canal de vendas. Sim, eles devem caminhar juntos e estar bem alinhados quanto aos objetivos, só que cada um no seu quadrado. Este profissional precisa ter entendimento da área financeira, RH, conhecer e entender o processo de produção, logística, distribuição, entre outros.

Kotler diz que os conceitos de marketing são aprendidos em dois anos, mas suas aplicações e seu entendimento duram uma vida inteira. Ser mercadólogo é “entender para atender”, ter os olhos abertos e limpos para a apresentação que a vida oferece. Todos os dias são um aprendizado.

O marketing nos dias de hoje é amplo e muda praticamente todos os dias. E quando afirmo que é todos os dias, é uma realidade. É um indicador de Analytics que muda de um dia para outro, um movimento do concorrente, um novo player entrante, um cliente que reclama ou elogia, o que torna “tudo para ontem“.

Mas existe uma base de trabalho que consiste em:

  • Pesquisa de Mercado;
  • Desenvolvimento de Produtos;
  • Comunicação e Publicidade;
  • Marketing Digital;
  • Branding.

Um erro básico que ocorre muito nos dias de hoje é acreditar que marketing é somente Instagram. Marketing não é apenas a internet, vai muito além disso.

O mercadólogo deve possuir a “VISÃO ALÉM DO ALCANCE”, relembrando aquele desenho da década de 80 e 90 os ThunderCats.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.