Vamos tomar um café?

Por Gabriel Pianaro de Souza

Foto: Canva Pro

O ser humano é muito visual. Tanto que especialistas do Instituto Óptico dizem que mais de 80% de toda informação que captamos do exterior é transportada até o cérebro pela visão, ou seja, somos todos visuais. Quem sou eu para contrariar a ciência!

Vivemos um momento extremamente delicado em que tudo que publicamos, escrevemos ou até a forma com que nos apresentamos gera impactos na sociedade como um todo. Mas, afinal, o que isso tem a ver com a minha empresa?

Nós, consumidores, nos conectamos com as marcas das seguintes formas que devem ter muita atenção e uma estratégia muito bem elaborada, são eles:

  • o nome da empresa;
  • seu logotipo;
  • o slogan;
  • a forma e o tipo de letras escolhidos para os anúncios e apresentações;
  • o propósito e os valores da sua marca.

O planejamento estratégico deve contemplar o Branding com ações de plano tático durante toda a vida da empresa. Ou seja, ações de Branding são para sempre.

Lembre-se que o que você comunica precisa ser entregue, uma marca deve corresponder às expectativas que o seu consumidor espera e busca. Uma marca é uma promessa, e promessas precisam ser cumpridas.

“Branding é o alinhamento sinérgico entre Marca, Negócio e Comunicação”

Ana Couto

Vamos analisar uma marca com as diversas formas de consumo do café:

✅Café: commodity

Que corresponde a produtos básicos globais não industrializados, ou seja, matérias-primas que não se diferem independente de quem as produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional. (Fonte: Google)

✅Café Solúvel: Produto

O café solúvel ou café instantâneo é fabricado a partir de um concentrado obtido dos grãos de café moído preparados. compostos de água, são removidos desse extrato e fragmentos ou poeira permanecerão. Pode ser encontrado sob a forma de pó ou grânulos.

✅Cafeterias: Serviço

Cafetaria é um estabelecimento que partilha certas características com os bares. Como o nome indica, os cafés dedicam-se a servir café, chá e outras bebidas, bem como refeições ligeiras.

✅Starbucks: Experiência

Isto acontece milhões de vezes todas as semanas – um cliente recebe uma bebida de um barista da Starbucks – mas cada interação é única. É apenas um momento entre muitos – é apenas uma mão a estender-se sobre o balcão para dar uma xícara a outra mão estendida. Mas é uma ligação. Na Starbucks, certificamo-nos de que tudo o que fazemos respeita essa ligação – desde o nosso compromisso com o café da melhor qualidade à forma como nos envolvemos com os nossos clientes e comunidades para fazer negócios de forma responsável. Desde o início da Starbucks como uma loja única, a todos os lugares em que estivemos e em todos os lugares em que tocamos, tentamos torná-lo um pouco melhor do que o encontramos.

A Starbucks é especialista em cafés e chás. São clássicos da marca o café mocha, latte, café expresso coberto por espuma de leite e bebidas que levam chantilly.

O nome da Starbucks foi inspirado no Moby Dick, evocando a tradição marítima dos primeiros comerciantes de café. (Fonte: Site Starbucks)

Quem é a sua empresa na cadeia produtiva do seu segmento?

Todas as informações levantadas acima sobre a Starbucks estão em seu site com fácil acesso a qualquer indivíduo no mundo inteiro. A marca não vende café, vende uma experiência única e diferenciada, não à toa se tornou uma referência mundial. Seu logotipo é conhecido em qualquer lugar. Como da Apple, Google, Coca Cola, entre outras.

Sua marca não precisa ser conhecida mundialmente, só se estiver no seu propósito e objetivo. Mas para isso, seja regionalmente ou mundialmente, o trabalho da gestão da sua marca deve ser diário e compartilhado.

Ela precisa ser autêntica e única.

Mantenha a comunicação visual do seu comércio de acordo com as suas cores, a logo precisa estar exposta, missão, valores e propósito de fácil acesso aos seus colaboradores e seus consumidores, pinturas, material de escritório, entre outros.

Tecnologia e canais digitais

Abuse dos canais digitais para comunicar sua marca e da tecnologia para compartilhar sua marca.

Seu canal do WhatsApp ou Telegram precisa estar com a sua logo e com informações sobre a sua empresa e marca, não utilize apenas para vender.

Não deixe de ter um LinkedIn, sua marca merece e lhe dará credibilidade, independentemente do tamanho do seu negócio.

Site é um item obrigatório, hoje não é difícil e nem caro de possuir um bom site.

A marca é o bem mais precioso de uma empresa

Sobre o autor

Gabriel Pianaro de Souza (@gabrieldesouzamkt) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing. Graduado em Marketing com mais de 24 anos de experiência, pós-graduado em Gestão Empresarial. Head Of Marketing na Nexcore Conversas Conectadas, colunista do portal Massa News, Conselheiro no Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, Mentor do projeto Xperts Global Comunity – Comunidade global de especialistas em cultura de inovação, tecnologia, marketing, design e empreendedorismo e Consultor Sebrae no projeto UP Digital.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.