A bordo do novo Renault Arkana, exploramos as belezas da Suíça

Por Antonio Carlos da Silva

renault-arkana-video
Foto: Reprodução/Vamos de Carro

Aqui eu mostro os testes de avaliação que faço com automóveis que são lançados no mercado nacional e internacional. Por que não unir este trabalho a locais lindos e maravilhosos? Foi assim que fizemos com o novo Renault Arkana, um híbrido lançado na Europa, e com ele fomos conhecer as lindas paisagens da Suíça, talvez o país mais bonito e organizado do mundo, visitando suas principais montanhas e pontos turísticos e também um local muito específico da França, o Monte Saint-Michel, o segundo ponto mais visitado daquele país.

Unir a qualidade e tecnologia de um automóvel às belezas naturais de um país é uma receita que dá muito certo. E com a viagem à Suíça a bordo do Renault Arkana foi assim, ainda mais que este carro é um dos candidatos a vir para o Brasil. O CEO da Renault, Fabrice Cambolive, que já foi presidente da Renault do Brasil, confirmou que este carro vem para o nosso país importado da Coréia do Sul, onde é fabricado. Mas a direção local da marca tratou logo de desmentir a notícia dada pelo chefão, talvez porque os planos não são para agora. Na Renault tem uma ala que quer trazer o carro, que certamente se sairia muito bem em nosso mercado, e outra contra, pensando nos investimentos necessários para isto.

De qualquer forma, a plataforma CMF-B, a mesma do Arkana, é a que será utilizada na fabricação dos futuros carros da Renault no Brasil daqui em diante, com investimentos de R$ 2 bilhões, e o primeiro modelo será exatamente um SUV. Quem sabe um irmão do Arkana. Esta nova plataforma comporta desde um compacto até um SUV de sete lugares devido sua flexibilidade, podendo ser eletrificado ou não.

Mas vamos conhecer um pouquinho da Suíça através da janela de um automóvel. O principal meio de transporte deste país do centro da Europa é o ferroviário, com uma gigantesca malha. Tem até o trem que chega ao topo mais alto da Europa, com a estação mais elevada de todo o continente, o Jungfrau. Tem também cidades que se parecem com presépios de Natal que só se consegue chegar de trem como Zermatt, aos pés da montanha mais famosa do país, o Matterhorn, aquela que aparece na embalagem de um dos mais famosos chocolates que conhecemos.

Mas apesar de toda a facilidade do transporte por trens na Suíça, suas estradas são excelentes e cortam lugares que enchem os olhos. Assim, viajar de carro pela Suíça é de muita facilidade e agilidade, até maior do que o próprio trem, que geralmente tem limitações para malas, o que atrapalha uma viagem em família. A Suíça também é cheia de teleféricos que levam até o topo de suas principais montanhas e para se chegar até estes locais, às vezes, somente a bordo de um carro.

Eu recomendo, para quem quer conhecer a Suíça por inteiro, alugar um carro e partir sem destino e sem medo de se perder pelas estradas. É um  país pequeno, mas com uma estrutura turística invejável.

Neste vídeo especial tem tudo sobre a Suíça e também sobre o Renault Arkana e todas as informações que precisará para organizar sua viagem, desde os sites de informações sobre o país até a melhor maneira de alugar um carro para passear por lá.

Confira o vídeo exclusivo:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.