O primeiro carro totalmente elétrico que a Ford trouxe para o Brasil não podia ser outro que não fosse o seu maior ícone: o Mustang, um dos modelos esportivos mais admirados e cobiçados em todo o mundo.
A versão para o Brasil é a top de gama, a GT Performance, chega custando R$ 486 mil, menos do que os esportivos elétricos que já estão por aí. E até mais barato do que o com motor a gasolina, mais de R$ 570 mil. Esportivo raiz.
Mas quem vê o carro pelas ruas, ou admira ou torce o nariz, pois o Mustang Mach-E nada mais é que um SUV, mas com apelo super esportivo. Para os puristas, o velho e conhecido Mustang foi descaracterizado.
Nada disso. Está despertando paixão mesmo entre os apaixonados pelo carro tradicional, com o enorme e barulhento motor V8 e um design único na indústria automotiva mundial.
- Ora 03: compacto elétrico mais tecnológico do mercado
- Megane 100% elétrico chega com autonomia de quase 500 quilômetros
Agora é um SUV 100% elétrico, mas não perdeu a esportividade ou a performance, e chega recheado de tecnologia. Não faz aquele barulhão do seu irmão mais velho beberrão de gasolina, mas não deixa para trás a condução com emoção.
SUV elétrico com DNA Mustang no Brasil
O Mustang Mach-E é um sucesso de vendas nos Estados Unidos desde que foi lançado por lá e já ganhou mais de 25 prêmios. Apesar de ser um SUV e elétrico, mantém o DNA Mustang. É praticamente do mesmo tamanho do convencional, por ser um SUV tem mais espaço para os passageiros do banco de trás. Vem com dois porta-malas, um atrás e outro na frente, onde normalmente fica o motor térmico.
Tem dois motores elétricos. Um em cada eixo com uma potência combinada de 487 cavalos, 860 nm de torque e faz de 0 a 100 em 3.7 segundos. Tem uma grande bateria de 91 kwh, uma das maiores do segmento, que pesa 596 quilos e sua autonomia, segundo Inmetro é de 379 quilômetros. O carregador é do tipo 2, o mais comum existente no Brasil, mas pode ser carregado também na casa do proprietário.
O Mustang Mach-E vem com três modos de condução, sendo normal,esportiva e condições adversas, como piso escorregadio.
Mustang Mach-E: design, conforto e segurança
O interior é minimalista e simples, com um painel (cluster) digital de 10.2 polegadas e no centro uma grande tela multimídia, de 15.5 polegadas com o Sync 4, o mais atualizado da Ford.
A tela tem um botão multifuncional, integração com o quadro de instrumentos, GPS embarcado, sistema inteligente que aprende preferências e hábitos do proprietário, perfis personalizáveis, informações de carregamento em tempo real, espelhamento de smartphone sem fio e seis entradas USB tipo A e C.
- Novas versões da Ford Ranger chegam com mesmo impacto das tops de gama
- Fiat Strada 2024 chega com motor turbo e câmbio automático
No quesito segurança, o Mustang Mach-E vem com detenção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, além de controle de cruzeiro adaptativo com stop and go; alerta de colisão com detecção de pedestre; alerta de tráfego cruzado; frenagem autônoma de emergência para frente ou para trás; assistente de manobras evasivas; reconhecimento de sinais de velocidade; e nove airbags, sendo um central entre os bancos da frente.
Todas as informações sobre o Mustang Mach-E 100% elétrico estão neste vídeo exclusivo e inédito, com exclusividade para a imprensa automotiva paranaense.