Um esportivo puro agora é feito no Brasil: o novo Fiat Pulse Abarth

Um puro esportivo criado e produzido com esta finalidade. Assim é o Fiat Pulse Abarth, que chega ao mercado brasileiro como o primeiro SUV do mundo com a marca do escorpião. Abarth é a mais valiosa marca de carros esportivos do mundo. Primeiro com a Fiat e agora com o Grupo Stellantis, mas que está presente apenas em carros esportivos da marca italiana.

fiat-pulse-abarth-preco
Foto: Reprodução/Vamos de Carro

Na verdade, do Fiat Pulse que estamos acostumados a ver pelas ruas, primeiro SUV da marca fabricado no Brasil, o Abarth herdou o nome e a carroceria. O resto é tudo novo e só mesmo testando o carro em uma pista é que se tem a verdadeira sensação de acelerar um esportivo puro, do motor à suspensão, da direção aos freios, além de ser 10 mm mais baixo que o Pulse normal. E foi isso que fizemos no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, onde este vídeo foi produzido.

Vamos começar pelas rodas do Pulse Abarth, de 17 polegadas, preto brilhante e com o escorpião no centro e pneu de perfil baixo, apesar de ser um SUV, mas é um esportivo. E o carro não tem nenhum opcional. Já chega completo na garagem do comprador.

O motor é o conhecido Firefly 1.3 de 4 cilindros, turbo, gera nada menos do que 185 cavalos de potência e um torque de 270 nm. É o mesmo que já equipa outros modelos da Stellantis, como Fiat Toro, Jeep Renegade e Compass, e até mesmo o grandalhão Commander.

O Pulse Abarth é equipado com uma nova suspensão totalmente recalibrada para a esportividade. Uma nova direção elétrica e mais precisa, adaptada para um carro com pegada esportiva e isso tudo traduz em maior esportividade e segurança. Além disso, tem três modos de direção: normal do câmbio automático, onde as marchas mudam sozinhas; manual, onde o motorista pode fazer as trocas através das aletas existentes atrás do volante, e o Pison, que é uma tecla vermelha existente no volante onde torna o carro ainda mais esportivo, mudando até o desenho do painel digital do carro. Ao acionar a tecla Poison, as trocas de marchas se tornam mais rápidas e nas frenagens as marchas são reduzidas para melhorar a retomada seguinte.

A velocidade máxima do Fiat Pulse Abarth chega a 215 quilômetros por hora e faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Isso nunca foi alcançado em um SUV deste porte. Os pilares deste novo modelo, segundo a Fiat, são performance, esportividade, direção provocante, segurança, tecnologia e inovação.

Nem toda a rede de concessionárias Fiat terá um corner especialmente para a marca Abarth. Serão 50 em todo o Brasil, mas todas elas poderão vender o Pulse Abarth, apenas não terão carros para test-drive e nem um especialista no produto.

Veja o Fiat Abarth em um vídeo produzido no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.