Apresentações de teatro da Guarda Municipal divertem estudantes

A Guarda Municipal retomou as atividades de dois projetos sociais coordenados pelo Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da corporação: o Teatro de Fantoches e a Contação de Histórias. 

Foto: Divulgação

As duas atividades haviam sido interrompidas por conta da pandemia de covid-19 e voltaram a acontecer, na última semana, na Escola Municipal Rio Negro, no bairro Sítio Cercado. Em três dias foram duas apresentações do teatro e quatro da contação de histórias, atendendo 331 crianças de turmas diferentes. 

Pela primeira vez naquela unidade de ensino municipal, os guardas contaram histórias populares e fizeram brincadeiras com os estudantes. O Teatro de Fantoches apresentou a peça “Perigos na internet”, focada em orientações e cuidados ao se utilizar as redes sociais.

“Como os meios digitais estão sendo muito usados, achamos importante alertar as crianças sobre as armadilhas utilizadas por abusadores nesses ambientes”, explica o guarda municipal José Eduardo Baladelli, que integra a equipe responsável pelas apresentações.

Para a diretora da escola, Elisangela Cristina Dolato, estas atividades têm um impacto positivo para as crianças.

“A Contação de Histórias trouxe à tona a importância de valores como verdade, igualdade e respeito, enquanto que a apresentação do Teatro de Fantoches veio devolver ‘vida’ neste momento tão delicado pelo qual as crianças estão passando”, acredita. 

Os guardas também tiveram um bom retorno da retomada das atividades dos projetos com os pequenos. “Foi incrível podermos voltar a ter contato com as crianças e poder levar todo o nosso carinho e conhecimento para elas”, comenta a guarda Michelle Fernanda Legat Brotto, que participou da performance.

Eventos futuros

Por conta da pandemia, não ocorrerão outras atividades dos projetos até o final do ano. No entanto, a agenda estará aberta no ano que vem para escolas, empresas ou grupos que tenham interesse em realizar um evento com a equipe da GM para o público infantil. 

Para marcar uma apresentação do Teatro de Fantoches ou da Contação de Histórias, o contato pode ser feito pelo email [email protected].

Participação canina

Neste mês, o Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal também participou de uma série de visitas a unidades de ensino da cidade. As atividades fazem parte do treinamento de socialização da Aysha, cão da raça border collie que foi recentemente integrada à GM para participar de eventos sociais e palestras educativas.

As visitas ocorreram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Clarice Rocha Da Rosa, na Escola Municipal São Miguel, e no Centro de Atenção Intensivo à Criança (CAIC) Cândido Portinari. 

A Aysha também participou de atividades no Núcleo Regional de Educação Santa Felicidade, como parte do programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação, que trabalha com as crianças atividades educativas sobre a cidade. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.