Em nova doação, Museu Oscar Niemeyer recebe 93 obras de arte asiática

Neste mês, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu mais 93 obras de arte asiática, uma complementação da doação de quase 3 mil peças, feita em 2018 pelo professor e diplomata Fausto Godoy. 

Foto: José Fernando Ogura/AEN

As obras foram reunidas por ele ao longo de décadas e são oriundas de países como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar. A doação tornou o MON detentor da mais significativa coleção asiática da América Latina.

“Disputada por outras instituições do Brasil e por colecionadores do Exterior, ao vir para o MON, a Coleção Asiática enriqueceu o acervo do Museu”, disse a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. 

“Recebermos agora uma complementação desta importante coleção ratifica o papel do Museu como espaço aberto para manifestações artísticas de variadas culturas, incluindo Ásia, América Latina e África, seguindo uma tendência atual dos principais museus”, acrescentou.

Novas obras

Entre os itens recém-doados ao Museu Oscar Niemeyer, o professor e diplomata Fausto Godoy destaca peças de cerâmica japonesa Satsuma. “Temos aqui quatro vasos que retratam o conflito de poder entre japoneses e ocidentais. São peças de exportação, feitas para atender ao gosto do mercado europeu”, explicou.

Ele também destaca as obras em cerâmica da dinastia tribal Liao, do Século 10. “São peças utilitárias, monocromáticas, mais rústicas e austeras”, afirma o professor. “Não eram peças decorativas, mas sempre utilitárias e funcionais, que nos contam muito sobre aquela cultura”, disse.

Ao longo dos últimos três anos, o público teve amplo acesso à coleção, que tem centenas de suas obras expostas na mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, disponível na Sala 5 e também em formato virtual, na plataforma Google Arts & Culture. Além disso, o MON promoveu diversas oficinas artísticas, mediações, conferências e outras ações relacionadas à Coleção Asiática, em formato presencial e on-line.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.