Espetáculo circense “Samburá” mistura magia do picadeiro com tradição do interior do Paraná

Até o dia 1º de maio, os paranaenses têm a oportunidade de assistir gratuitamente e online o espetáculo de circo “Samburá”, criado e dirigido por Silver Neto, e com a participação de mais sete artistas circenses. Além do espetáculo, o projeto promove oficinas gratuitas de circo e bate-papos sobre a linguagem do circo e sua atuação no estado do Paraná e o processo de criação do espetáculo. As apresentações estão disponíveis no site do Projeto Samburá e no canal do YouTube.

Foto: Reprodução/Facebook

“Samburá” é uma homenagem à cultura caipira paranaense, um espetáculo circense cheio de histórias e mistérios, com sete números que envolvem contação de histórias, acrobacia, malabarismo, contorcionismo, comédia e palhaçaria, que se passam num bucólico cenário rural e caipira. Um programa completo para toda a família assistir junto. As apresentações da obra acontecem começaram no dia 22 e seguem até domingo (1º), e ficam disponíveis para assistir entre 20h e 22h no YouTube e site.

O espetáculo é ambientado na cultura do campo e nas tradições do interior paranaense. Na dramaturgia, ferramentas e elementos rurais se transformam em cenários, músicas e coreografias. As técnicas e aparelhos circenses também são adaptados com adereços típicos do trabalho rural. E o nome “Samburá” refere-se ao cesto bojudo e de boca estreita, feito de cipó ou taquara, em geral usado para a pesca.

Segundo o diretor Silver Neto, o espetáculo é uma homenagem ao estado do Paraná, ao circo e ao avô, Luiz Guil, sua inspiração. “Sempre tive vontade de fazer algo regional, com a nossa cara, e o estalo veio durante uma conversa com meu avô, que era agricultor. O nome ‘Samburá’, inclusive, era uma palavra que eu escutava muito quando criança”. O diretor completa dizendo que o intuito do projeto é “proporcionar entretenimento leve e despretensioso, que as pessoas se identifiquem, deem risada e se emocionem”.

O produtor Edran Mariano destaca que a ideia é levar o circo para todo o estado por meio do online: “O digital amplia o alcance das atividades e vai de encontro com a proposta do projeto de alcançar todas as regiões do Paraná. Essa ação, mesmo que de forma virtual, estimula e fomenta a formação de plateia, possibilitando maior alcance a variedade de formas de manifestação artística produzidas em nosso estado”, finaliza.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura, do Governo do Estado do Paraná e conta com apoio da Copel.

Serviço – Espetáculo “Samburá”:

Evento online e gratuito nos canais

Duração: 45 minutos. Livre

  • 29 de abril (sexta-feira), das 20h às 22h
  • 30 de abril (sábado), das 20h às 22h
  • 1º de maio (domingo), das 20h às 22h

Oficinas e bate-papo:

  • 29 de abril (sexta-feira)
    • 19h – Circo contemporâneo e a identidade brasileira
  • 30 de abril (sábado)
    • 10h às 12h – “Antipodismo”, com Camila Cequinel
    • 14h às 16h – “Iniciação acrobática”, com Luiz Borges
    • 17h às 19h – “Criação e composição no loopstation”, com Du Gomide
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.