Evento virtual promove encontros com artistas do acervo do MON

Um dos mais tradicionais programas do Museu Oscar Niemeyer (MON), Artistas do Acervo, fará duas edições virtuais neste mês. Os diálogos e oficinas, que acontecem pela plataforma Zoom, serão com as artistas Livia Sofia e Vera Martins, nos dias 16 e 18, respectivamente. As inscrições são gratuitas.

Obra de Vera Martins - Foto: Marcello Kawase

“O acervo é a alma do Museu e este programa nos permite abordar e discutir o seu conteúdo com curadores e professores, o que o torna tão importante”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

“A essência do programa Artistas do Acervo é oferecer um espaço de diálogo entre o público e os artistas, o que aumenta sua importância neste período, quando tem o papel de instigar e motivar os nossos visitantes virtuais”, acrescenta.

Programação

Nesta quarta-feira (16), às 15 horas, a curitibana Livia Sofia apresentará a oficina “Por que a arte é importante para nós?”. Além das apropriações e fotografias, a artista se expressa em pinturas, vídeos e instalações.

Em Curitiba, expôs no Museu Alfredo Andersen pinturas em fotografias na individual Ninhos em 2014. Participou da exposição coletiva Origami Curvo, durante a Bienal de Curitiba em 2016. Duas de suas obras “Loading” foram adquiridas em 2018 pelo acervo do MON.

Na sexta-feira (18), às 10h30, a paulista Vera Martins apresentará a oficina “A desconstrução da pintura”. O trabalho da artista esteve presente recentemente no MON, na exposição individual “A Violência sob a Delicadeza”. Com o apoio da Fundação Pollock-Krasner, a mostra reuniu 46 telas e instalações.

Nada no extenso e intenso trabalho de Vera Martins é óbvio. Isso inclui desde os materiais que utiliza até os processos de execução. Sua inspiração é resultante de um perspicaz olhar sobre a natureza humana, sentimentos e sensações. Em sua obra há sempre uma mensagem forte e um sentir profundamente feminino que transforma angústias, percepções e reflexões em arte.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.