Exposição inédita na Gibiteca mostra o autismo visto por artistas autistas

O tema autismo está presente em 27 obras de arte, entre pinturas, fotografias, ilustrações, objetos, instalações, música e poesia, expostas a partir de sexta-feira (1º/7) na Gibiteca de Curitiba. A programação integra o Inverno Curitiba e pode ser visitada até setembro próximo.

Foto: Cido Marques

Todos os trabalhos foram produzidos por artistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), procedentes de vários estados do Brasil. Nas obras, eles apresentam suas visões representativas do que é o autismo.

Na abertura, às 19h, haverá um bate-papo sobre A expressão do autismo através da arte, mediado por Fernanda Santana, secretária-geral da Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa Autista (Abraça).

O bate-papo terá a participação de Celina Pacheco, designer e ilustradora; Vanderlei Silveira, artista e professor; Polyana Sá, cantora; Fernanda Primo, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba; e Fúlvio Pacheco, quadrinista, coordenador da Gibiteca e coordenador da Abraça-PR.

A exposição A(u)rtistas

O autismo por artistas autistas e o debate foram organizados pelo núcleo paranaense da Abraça em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal de Comunicação Social e Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba. O debate será transmitido pelo perfil da Abraça no Youtube 

Esta é a primeira exposição em Curitiba a reunir trabalhos de artistas autistas tendo o próprio autismo com tema. De acordo com Fulvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba, o diferencial desta mostra é justamente possibilitar que o tema seja apresentado e debatido por pessoas que estão no espectro. “Todas as obras são de pessoas autistas que expressam seus pontos de vista sobre o autismo”, explica Fúlvio.

“Apresentamos um conjunto de obras que abordam, a partir de diferentes mídias, contextos brasileiros e pontos de vista, múltiplos aspectos da condição de ser autista. Sentimentos, situações e percepções internas e externas compõem esse pequeno retrato daquilo que nos faz diferentes”, diz Fernanda Santana, dirigente da Abraça.

A exposição conta com participantes do Paraná, de São Paulo, Minas Gerais, do Distrito Federal, de Sergipe, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Informações da PMC.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.