A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta uma exposição que comemora os 410 anos do município de Bragança, no Pará. A mostra “Esmolação” – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil acontece no edifício D. Pedro I, em Curitiba, até o dia 24 de setembro.
A mostra itinerante do cineasta, documentarista e fotografo paraense Alexandre Baena, apresenta seleção de imagens da festividade religiosa da Marujada em louvor a São Benedito e a cultura popular do estado do Pará.
Composta por 14 telas em cores retrata os detalhes da procissão, rostos, trajes, fé, religiosidade, arte e cultura secular. A estética da Marujada de Bragança é muito peculiar, a relação matriarcal e a indumentária saltam aos olhos composto pela junção de cada Maruja com seu imponente chapéu e o Marujo que carrega o Santo em um rito de devoção que é construído por inúmeras narrativas de graças pedidas e alcançadas.
‘Esmolação’ o título da exposição é uma referência às comitivas de devotos e promesseiros – os marujos – que cumprem a missão de percorrer regiões do município: os campos, as colônias e as praias. A Marujada é uma manifestação de fé com danças típicas, rezas, cantoria e louvores a São Benedito, padroeiro da cidade de Bragança. Na festividade o profano e o religioso se misturam em harmonia com a devoção.
Veja também:
- Estudantes do Paraná podem se inscrever em estágios no Canadá
- Paraná registra 5 mil veículos em alta velocidade no feriadão
A exposição conta com uma sequência de oito telas que têm em sua narrativa a cronologia do dia da festividade da Marujada, que começa na igreja, seguindo para a procissão, indo para o barracão e terminando na igreja. E, seis telas de grande formato, que são os marujos e as marujas em planos mais fechados, devotos que estavam em seu momento de adoração e que foram imortalizados durante aquela conexão com o divino e onde as 14 imagens revelam essa emoção latente. São peças com uma expressão viva da religiosidade bragantina.
A visitação pública acontece de segunda a sexta das 07h às 23h, sábados de 07h as 19h, onde se poderá conhecer a riqueza religiosa e cultural de uma das festividades religiosas brasileiras.