Mostras temáticas do Museu da Imagem e do Som vão até 22 de maio

Duas exposições do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR): ‘Fragmentos Teatro de Bonecos Dadá’ e ‘Sala de Estar Interativa Anos 80/90’, estarão em cartaz até o dia 22 de maio. É a última oportunidade para quem ainda não conferiu as mostras. A visitação é de terça-feira a domingo.

Teatro de Bonecos Dadá

Da união de corações e mentes entre Adair Chevonika e Euclides Coelho de Souza, nasceu o Grande Teatro de Bonecos Dadá. Ícone das artes cênicas do Paraná, ganhou o mundo nos anos da ditadura militar. Os bonecos e sua história são tema dessa exposição, inspirada no livro de Dinah Ribas Pinheiro, que conta os mais de 50 anos dessa trajetória.

“Fragmentos” remete ao período ditatorial, no qual muitos bonecos acabavam perdidos, em consequência das ações geradas pelo regime.

Cada boneco aproxima o espectador de um novo pedaço da história do Teatro de Bonecos Dadá, mesmo que a coleção não esteja tão completa como a de meados dos anos 60, década em que Adair e Euclides se reuniram e criaram o teatro. A exposição no MIS-PR é construída por meio do diálogo dos bonecos com o acervo do próprio museu: os objetos tridimensionais, o acervo audiovisual do antigo Bamerindus, as fotos do acervo Jesus Santoro e cartazes dos festivais e peças do Teatro de Bonecos Dadá que rodaram o mundo.

Sala de Estar Interativa

A exposição leva o visitante à Lembranças dos Anos 80/90, que também é nome do espaço criado para interação dos espectadores com objetos de décadas passadas. A ideia surgiu por parte das pessoas do próprio museu, que queriam misturar pesquisa e memória afetiva. Com aprovação de Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, a sala foi inaugurada ao longo da Primavera dos Museus, em setembro de 2021. 

Serviço

Até 22 de maio

MIS-PR – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro

Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

Entrada gratuita

Informações da Agência Estadual de Notícias