Museu de Arte de Londrina comemora aniversário com exposição virtual

O Museu de Arte de Londrina completa 28 anos nesta quarta-feira (12). Para celebrar a data, o espaço irá promover a exposição virtual “Obras do Jardim”. Os interessados em conhecer e prestigiar as obras deverão acessar o canal no Youtube Londrina Cultura. O vídeo ficará disponível para acesso por tempo indeterminado.

Foto: Vivian Honorato / Arquivo

O repertório da exposição traz cinco esculturas compostas pelos artistas Caciporé Torres, Sérvulo Esmeraldo, Cleber Machado, Zanzal Mattar e Vanda Pepiliasco. Todas as obras ocupavam o jardim museu, do Museu de Arte de Londrina.

Durante a exibição virtual, o público poderá conhecer mais informações sobre as obras e os artistas. O vídeo contará com locução, legendas e trilha sonora.

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Maria Luísa Alves Fontenelle, este foi um ano atípico para o museu. “Apesar das dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, o museu continuou realizando atividades. Essa exposição tem como objetivo manter a fruição destas obras, além de comemorar mais um ano do espaço”, explicou.

Fontenelle contou, ainda, que o Museu de Arte é uma grande referência para a arquitetura da cidade. “O museu faz história não só com a sua funcionalidade, atendendo jovens e adultos, mas também sendo uma referência da arquitetura modernista”, frisou.

A exposição “Obras do Jardim” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Direção de Ação Cultural (DAC).

Museu 

Criado em 1993, por meio do decreto nº 172, o Museu de Arte de Londrina faz parte de um conjunto arquitetônico composto pelo prédio do Museu Histórico Padre Carlos Weiss e a Praça Rocha Pombo. O espaço foi projetado pelos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi.

O museu conta com um acervo composto por 659 obras de arte, como esculturas, gravuras, fotografias, matrizes e placas, produzidas tanto por artistas da região, quanto de renome nacional e internacional.

Há, ainda, um acervo bibliográfico voltado para a história da arte, arte brasileira, patrimônio histórico, fotografia, pintura, desenho e arquitetura, na Biblioteca Especializada em arte Francisca Campinha Garcia Cid, localizada no subsolo do Museu.

Informações da Prefeitura de Londrina

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.