O Museu Oscar Niemeyer (MON) lança no dia 22 de março um livro histórico, com um recorte da coleção permanente de obras de arte da instituição. O lançamento será na Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel), em Curitiba, a partir das 18 horas. Na ocasião, haverá um bate-papo com a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; com a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e com o curador Marc Pottier, integrante do Núcleo Curatorial do MON.
A publicação, em capa dura, tem 400 páginas e conta com textos autorais e centenas de imagens que retratam os destaques deste acervo que, nos últimos anos, quintuplicou de tamanho, chegando atualmente a 14 mil obras.
“Registros como este são muito importantes para a memória, não apenas da instituição em si, mas da trajetória do acervo e dos movimentos artísticos que foram incorporados ao longo dos anos no Museu”, afirma Luciana Casagrande Pereira.
Livro do Museu Oscar Niemeyer destaca 500 obras
O livro, publicado pela Editora BEI, enfoca todas essas áreas, destacando cerca de 500 obras. Também há textos assinados pelos curadores, que selecionaram obras que representam a amplitude do acervo. São eles o artista paranaense Fernando Velloso, que traz uma abordagem histórica da formação do acervo do MON; o curador Marc Pottier, que discorre sobre arte contemporânea e o acervo de design; os curadores das coleções asiática e africana, Fausto Godoy e Renato Araújo, respectivamente; e o arquiteto Fabio Domingos Batista, representantes do Núcleo Curatorial do Museu, além de outras personalidades que assinam textos autorais.
O livro estará disponível na MON Loja, em diversas livrarias de todo o Brasil e no site da Editora BEI.
Serviço
Lançamento do livro da Coleção Permanente do Museu Oscar Niemeyer
Data: dia 22 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel, Curitiba-PR).
Preço do livro: R$ 200.