Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Projeto do Museu Oscar Niemeyer promove inclusão de idosos

(Foto: Divulgação) - Projeto do Museu Oscar Niemeyer promove inclusão de idosos
(Foto: Divulgação)

Para facilitar o acesso ao mundo das artes plásticas, o Museu Oscar Niemeyer (MON) coloca em prática uma série de iniciativas. Uma delas é o projeto “Arte para Maiores”, destinado ao público com mais de 60 anos, que tem a oportunidade de participar de visitas mediadas pela equipe do Educativo do MON às exposições em cartaz.

Segundo a pesquisa “Cultura nas Capitais” (2017), os idosos são o grupo com menor presença em espaços artísticos do Brasil. Procurando mudar essa realidade, o MON propõe dois encontros por mês para este público, repletos de interação e arte. As atividades acontecem nas primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, das 14h às 17h.

Além das visitas guiadas, o “Arte para Maiores” promove dinâmicas e oficinas com os idosos. Em datas especiais, um artista visual é convidado para conduzir rodas de conversa e atividades práticas.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

O arte-educador Renan Archer explica que as ações funcionam não apenas para aproximar o público das artes visuais, mas também promovem a socialização. “Muitas vezes, o idoso passa a maior parte do tempo sozinho e dentro de casa. Os encontros realizados pelo museu são planejados para favorecer a experiência, o diálogo e a convivência, alterando essa realidade”, diz Archer.

 Para participar do “Arte para Maiores” não é preciso de conhecimento prévio no assunto, o MON apenas indica chegar com 15 minutos de antecedência e usar roupas e calçados confortáveis, devido à climatização e extensão do museu. Cada encontro tem 40 vagas disponíveis, e a inscrição é feita no dia da atividade, na bilheteria do próprio museu.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo