Grupo de teatro premiado estreia peça para adultos em Curitiba

Com a colaboração de assessoria de imprensa

O grupo de teatro Obragem estreia o espetáculo Morro Brasil em Curitiba no próximo dia 16 de fevereiro. A apresentação será a partir das 20 horas no Teatro Novelas Curitibanas Claudete Pereira Jorge. A obra tem direção e dramaturgia de Olga Nenevê.

Foto: Divulgação

O espetáculo articula os diferentes sentidos da palavra ‘morro’, como uma elevação precária de um terreno instável; a popular designação de favela; e a conjugação do verbo morrer em primeira pessoa, para apresentar uma visão poética e política sobre um estado de crise e violência nas relações humanas, sociais e culturais brasileiras, que se perpetua por séculos.

A peça de teatro ficará em cartaz em Curitiba até 19 de março, com apresentações de quinta a domingo, sempre às 20h. A entrada é gratuita mediante a retirada do ingresso uma hora antes da sessão na bilheteria do Teatro Novelas Curitibanas.

No elenco, Ana Rosa Genari Tezza, Eduardo Giacomini, Fabiana Ferreira, Guenia Lemos e Regina Bastos interpretam personagens icônicos do movimento modernista, em especial as artistas mulheres que mudaram os caminhos da Arte Brasileira no início do século XX, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Pagu. A música do espetáculo é executada ao vivo por Tiago Constante, que também assina a direção musical.

O elenco desenvolveu as cenas com foco no corpo, especialmente no corpo da mulher, que ao longo do tempo tem sido oprimido e privado de direitos. Por meio de uma história fictícia, mas muito provável, Morro Brasil dialoga com as histórias reais do passado de forma entrelaçada, possibilitando ao espectador uma viagem poética pela estética modernista brasileira.

“Neste momento em que muitas pessoas têm obscuros discursos inflamados de ódio proclamados de forma acintosa e, lamentavelmente, atacam a democracia e os artistas, a arte é muito mais que necessária para reivindicação do fim de modelos anti-humanitários para as relações”, consideram os diretores Olga Nenevê e Eduardo Giacomini, do premiado grupo de teatro, sobre a estreia do novo espetáculo.

Grupo de teatro ministra oficina em Curitiba

Além da temporada, também serão ofertadas ações formativas e gratuitas. Nos dias 2 e 3 de março, das 14h às 18h, acontecerá a oficina “As camadas de vibração do corpo em movimento”.

Os interessados podem entrar em contato com referências e procedimentos de criação para a peça Morro Brasil. Para participar, basta se inscrever gratuitamente através do e-mail [email protected]. Ainda, após a sessão do dia 25 de fevereiro, os artistas da montagem realizarão uma conversa aberta com o público sobre o processo criativo da peça.

Serviço: Grupo Obragem de Teatro

Espetáculo Morro Brasil

  • Sinopse: A peça de teatro Morro Brasil celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Odila é uma pintora que enfrenta um momento de crise, devido ao luto, por causa da morte de sua mãe; o término de um relacionamento amoroso e os conflitos relacionados ao processo criativo de uma obra. Ao refletir sobre suas problemáticas, ela elabora diálogos imaginados com algumas artistas mulheres que marcaram os rumos da Arte no Brasil, como: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Pagu. A peça cria aproximações entre o Brasil do século XX e a atualidade e pensa os movimentos, particulares e públicos, que atuam para mudar a vida das pessoas e de um país.
  • Onde: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco, Curitiba – PR)
  • Quando: de 16 de fevereiro (5ªf) a 12 de março (dom)
  • Horário: sempre às 20h
  • Ingressos: Gratuito mediante retirado na bilheteria do teatro 1h antes da sessão
  • Duração: 1h
  • Classificação etária: 16 anos
  • Gênero: Drama
  • Capacidade: 70 lugares

Oficina ‘As camadas de vibração do corpo em movimento’

  • Onde: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco, Curitiba – PR)
  • Quando: 02 e 03/03
  • Horário: das 14h às 18h
  • Inscrições: enviar minibio e nome completo para o e-mail [email protected]
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.