Bichos do Paraná é tema do 3º Concurso de Desenho

Para homenagear João Lopes, que morreu em 2020, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) definiu que “Bichos do Paraná” seria o tema da terceira edição do Concurso Paranaense de Desenho. As inscrições já estão abertas e vão até dia 16 de dezembro. A ideia é que os participantes pesquisem e descubram figuras paranaenses importantes de diversas áreas, mostrando o valor e o orgulho de ser paranaense.

“Eu não sou gato de Ipanema; Sou bicho do Paraná”, cantava João Lopes, refletindo sobre a saudade que sentia em seu “exílio” voluntário em busca da vida de artista. No começo da década de 1980 a canção foi usada em uma campanha publicitária e se tornou um ícone do estado, posteriormente regravada por diversas bandas e cantores.

Os retratados podem ser personalidades notórias da literatura, artes cênicas, música, artes plásticas, esportes ou mesmo figuras que beiram o folclórico, como “Oil Man” ou a “Mulher da Cobra”, para ficar em dois destaques de Curitiba.

Para Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, a intenção com este tema é destacar as personalidades do estado, a pesquisa na escola e na sala de aula. “Queremos que os participantes busquem referências, seja no espaço, seja nas personalidades, para falar um pouco sobre a identidade e a geografia do nosso estado”, diz.

Ele acrescenta que “o ato de criação do desenho, por si só, traz uma grande reflexão visual. Lembrando que interpretar uma imagem é tão importante quanto ler e escrever”.

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

Inscrições

A lista com os inscritos será divulgada no dia 17 de dezembro. Em fevereiro de 2022 serão divulgados os 40 selecionados que irão integrar tanto o catálogo quanto a exposição.

Para se inscrever os interessados devem preencher os formulários:

Categoria infantil – 08 a 12 anos. 

Categoria juvenil – 13 a 17 anos.

Acesse o regulamento completo.

Confira os catálogos dos concursos anteriores.

Informações da Agência Estadual de Notícias