Cine Passeio traz sessões gratuitas de cinema com trilha sonora ao vivo

Em maio, o Cine Passeio, em Curitiba, vai ganhar um charme extra. Em parceria com a Aliança Francesa, o cinema vai exibir filmes com a trilha sonora executada ao vivo. A programação é toda com entrada grátis e os espetáculos de cine concerto serão feitos por grupos de música francesa, que também ministrarão oficinas.

O Cine Concerto será dividido em três sessões, com apresentação de dois grupos. As retiradas dos ingressos são feitas no próprio Cine Passeio, uma hora antes da sessão.

Na terça-feira (10) e quarta-feira (11), às 19h30, o grupo ARFI executa músicas para os filmes Metropolis, de Fritz Lang (1927), e Steamboat, de Buster Keaton (1928). 

Para acompanhar a versão restaurada dos filmes, o ARFI criou trilhas sonoras eletrônicas, remixando músicas de Richie Hawtin, uma figura importante na cena techno, e de Iannis Xenakis (1922-2001), um pioneiro da música do século 20. 

No dia 25 de maio, o grupo Les Productions du Bazar apresenta o cine concerto Le Voyage de Rézé. Nesse espetáculo, música ao vivo e cinema não são os únicos elementos, o desenho também também entra na trama. Enquanto a banda toca, o artista Emdé faz ilustrações transmitidas ao vivo na tela, criando imagens coloridas sobre suas viagens e encontros. 

Oficinas

A parceria do Cine Passeio com a Aliança Francesa também oferecerá aulas relacionadas com os cine concertos. As atividades acontecem ao longo de maio e são gratuitas, com inscrições antes do evento, todas feitas pelo site do Cine Passeio (veja mais abaixo).

A oficina Smartfaust para um filme, do grupo ARFI, na terça-feira (10), às 10 horas, no Cine Passeio, é focada na musicalização de imagens de cinema. A partir de um trecho de filme mudo, os participantes vão aprender a trabalhar com diferentes aplicativos gratuitos de celular que podem ser usados para criação de trilhas sonoras. 

Já o grupo Les Productions du Bazar oferece duas atividades, ambas no Cine Passeio, às 14 horas. No dia 26 de maio, a oficina Música de Desenho convida os participantes a mergulharem nas ideias que uma canção pode transmitir, usando o desenho. 

Já a programação Escrita Musical – Para ir mais Longe, no dia 27 de maio, é focada na composição, de forma criativa, juntando textos, imagens e sons. Esse evento é voltado para músicos e estudantes de música. No caso das oficinas do Les Productions du Bazar, as inscrições abrem mais perto da data do evento.

Serviço: Cine Concertos no Cine Passeio

Local: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)

GRUPO ARFI
Metropolis, de Fritz Lang (1927)

Terça-feira, 10/5, às 19h30
Gratuito – ingresso na bilheteria 

Steamboat, de Buster Keaton (1928)
Quarta-feira, 11/5, às 19h30
Gratuito – ingresso na bilheteria 

LES PRODUCTIONS DU BAZAR
Le voyage de Rezé
25/05, às 19h
Gratuito – ingresso na bilheteria 


OFICINAS

ARFI – SMARTFAUST PARA UM FILME
Duração: 3 horas
20 vagas
10/5, às 10h
Gratuito – Inscrições

LES PRODUCTIONS DU BAZAR – MÚSICA DE DESENHO
Duração: 2 horas

26/5, às 14h
12 vagas
Gratuito – Inscrições

27/05, às 14h
10 vagas
Gratuito – Inscrições

Informações da Prefeitura de Curitiba