Eneida, documentário inédito de Heloisa Passos, é exibido na sessão de abertura do FIDÉ Brasil 2022

De 11 a 15 de maio, a Cinemateca de Curitiba e o Cine Passeio receberão o cinema documentário produzido em âmbito estudantil em escolas, universidades e cursos livres do mundo todo. A sessão de abertura do Festival Internacional do Documentário Estudantil (FIDÉ) acontece no Cine Passeio e fica a cargo de Eneida, da cineasta curitibana Heloisa Passos. O longa teve estreia mundial no 24º Festival du Cinéma Brésilien de Paris e no É Tudo Verdade 2022, e esta será a primeira exibição em Curitiba. Em seguida acontecerá um bate-papo com a diretora mediado pela jornalista Sandra Nodari.

Cena de “Eneida”, documentário da cineasta curitibana Heloisa Passos | Foto: Divulgação

No filme, Eneida, de 84 anos, faz uma jornada rumo a seu passado, em busca da filha primogênita que não vê há mais de 25 anos. Com a ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, Eneida embarca em uma odisseia que tenta derrubar o muro que divide a família. O documentário acompanha todo o processo, e juntas, mãe e filha transitam por momentos de descobertas, esperanças, medos e incertezas.

Realizadora e diretora de fotografia curitibana, Heloisa Passos dirigiu vários curtas-metragens, entre eles o premiado Viva Volta, com Raul de Souza e Maria Bethânia. Seu primeiro longa-metragem como diretora, Construindo Pontes, estreou no IDFA, maior festival de documentários do mundo, e recebeu diversos prêmios, como Prêmio Marco Antônio Guimarães no 50 ̊ Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, Menção Honrosa no CineEco 2018 (Portugal) e o prêmio da crítica CAMIRA no VIII Festival Márgenes (Espanha).

O festival

FIDÉ começou na França em 2008, com um grupo de estudantes estrangeiros de Mestrado em Cinema na Universidade Paris 8 que se reuniu para projetar documentários em um lençol branco em um squat no subúrbio de Paris. Em 2012, o festival aconteceu pela primeira vez no Brasil, onde tem sido realizado em caráter bianual, na Cinemateca de Curitiba, pela Motim Comunicação e Arte. Devido à pandemia, porém, o intervalo entre esta e a edição anterior, em 2019, acabou ficando maior.

Este ano, o FIDÉ irá exibir 39 documentários originários de oito países. Com diferentes linguagens, temas, formatos e abordagens, são filmes que revelam as múltiplas possibilidades narrativas do cinema de não ficção, atentos à pluralidade de linguagens e aos temas que movem a geopolítica e a sociedade atualmente.

Todas as sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria do cinema.

Serviço

Sessão de abertura – FIDÉ Brasil 2022

Dia 11 de maio, às 19h30, no Cine Passeio

Exibição de Eneida, de Heloisa Passos, seguida de bate-papo com a diretora

• Ingressos distribuídos gratuitamente a partir das 18h30.

FIDÉ Brasil 2022

De 11 a 15 de maio

Entrada franca

Cine Passeio (sessão de abertura, 11/05 às 19h30):

Rua Riachuelo, 410 – Centro

Cinemateca de Curitiba (de 12 a 15/05): 

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.