Confira o que fazer neste fim de semana em Curitiba

Neste sábado (25), o programa Lazer na Rua XV se estende por parte do calçadão, no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy, no Centro. O programa faz da rua um espaço perfeito para o lazer com a oferta de atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades.

Os Jogos do Piá, que resgatam brincadeiras antigas, têm mais uma edição no sábado, das 14h às 17h30, em cinco locais: Moradias Sambaqui (Rua Dom Geraldo Michelotto Pellanda, em frente à Escola Municipal Cecília Westphalen, Sítio Cercado); em frente da Associação de Moradores Jardim Cruzeiro do Sul (Rua Ayrton Luciano Franco, 121, Santa Cândida); Praça Primo Favretto (Rua São Judas Tadeu s/n, Capão Raso); Parque Túlio Vargas (Rua João Debinski, 826, CIC); e Praça 29 de Março (Rua Desembargador Motta, s/n – Mercês).

As atividades oportunizam que as mais diversas gerações brinquem juntas. Deste modo, os mais velhos poderão relembrar os tempos de criança e os mais novos vão aprender a se divertir da maneira como seus pais, avós e bisavós brincavam na infância.

As brincadeira programadas são: rolimã, pipa, oficina de vai vém, festival de bolinha de gude, pingue-pongue, jogo da velha, perna de pau, cama elástica, kits esportivos, circuito de bicicleta, pinturinha.

Lazer na Cidade

Também no sábado, das 14h às 17h30, o programa Lazer na Cidade leva atividades recreativas até a Vila Nina (Rua Irineu da Silva, s/nº – Fazendinha). O evento da Prefeitura vai proporcionar às famílias lazer com atividades como jogos gigantes, cama elástica e brinquedos educativos.

Bicicleta

Com um percurso de 7,6 km, de nível fácil, o Passeio Ciclístico da Regional Matriz, vai promover a integração entre a família e incentivar a prática do ciclismo. É destinado para todas as pessoas, sem restrição de idade. O passeio é uma parceria entre a Smelj e Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Para pedalar, é preciso levar e usar os equipamentos de segurança.

A concentração (8h30min), largada e chegada será no estacionamento principal do Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690). 

Festa Junina

A Smelj também vai oferecer uma festa junina especial na Regional Cajuru, no sábado, das 14h às 18h. A festa será na Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru).

Domingo

Já no domingo (26) as atividades físicas, esportivas e recreativas acontecem nas Arcadas do São Francisco, na Praça João Cândido, ao lado da Feirinha do Largo da Ordem. As atividades serão das 9h às 13h, para todas as idades, e terão orientação dos profissionais da Smelj.

À tarde (das 14h às 17h30), a diversão será em quatro parques da Curitiba; Barigui, Atuba, Lago Azul e Náutico e também na Praça Afonso Botelho.

No Barigui, as atividades serão feitas no gramado ao lado do Salão de Atos. No Náutico, vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre, e no Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. Já no Lago Azul, as atividades serão no espaço do campo de futebol que tem um alambrado. 

Entre as opções para diversão das famílias nos parques e na praça haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de ping-pong, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas.

Bicicleta

Também neste domingo, a Smelj promove Passeios Ciclísticos nas regionais Santa Felicidade, Tatuquara e CIC. Os percursos serão de nível fácil, possibilitando a participação de toda a família.

Em Santa Felicidade, tudo começa às 9h, e a concentração, largada e chegada será no Clube da Gente de Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira – 681).

Às 10h, ocorrer a concentração, largada e chegada será na Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700).

Na CIC, a atividade começa às 9h, com concentração, largada e chegada no Centro de Iniciação ao Esporte (Rua Sebastião Ribeiro Batista, 131).

Dança Curitiba

Das 10h às 13h, no Memorial de Curitiba, acontece mais uma etapa do Circuito Dança Curitiba. O circuito, que é promovido pela Smelj com apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) busca difundir a dança e, proporcionar opções de lazer cultura à população, além de dar espaço aos profissionais da área para divulgação e promoção da sua arte. A entrada é franca.

Informações da Prefeitura de Curitiba