Cópia de 400 anos da “Mona Lisa” será leiloada em Paris

PARIS (Reuters) – Uma cópia fiel de mais de 400 anos da “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci será posta à venda em um leilão em Paris na terça-feira (9), meses depois de outra reprodução de um dos retratos mais reconhecíveis do mundo ser vendido por um preço recorde.

O original de Leonardo, que o rei francês Francisco 1º comprou do pintor em 1518, pode ser visto no Museu do Louvre de Paris e não está à venda.

Mas a cópia que está à venda, datada de cerca de 1600, é tão semelhante ao original que é provável que o artista tenha tido acesso próximo à versão de Leonardo, disse a casa de leilões Artcurial.

A casa estima que a cópia obterá de 150 mil a 200 mil euros.

“A Mona Lisa é a mulher mais linda já pintada”, disse Matthieu Fournier, especialista e leiloeiro da Artcurial, conforme a pintura foi colocada em exposição pública antes da venda. “Todos querem possuir uma versão de alta qualidade da Mona Lisa.”

Leonardo, enfatizou ele, “tinha fãs, porque ele inventou um estilo. Ele tinha seguidores, imitadores.”

Em junho, um colecionador europeu comprou outra cópia da “Mona Lisa” do século 17 por 2,9 milhões de euros, um recorde para uma reprodução da obra, em um leilão da Christie’s também na capital francesa.

Em 2017, a Christie’s de Nova York vendeu o quadro “Salvator Mundi” de Leonardo pelo recorde de 450 milhões de dólares.

(Por Noemie Olive)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA40YQ-VIEWIMAGE