2ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá recebe inscrições de artistas

Paranaguá, no Litoral do Paraná, receberá a 2ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe neste ano. A primeira edição foi realizada no auge da pandemia do coronavírus de forma remota. Desta vez, com as atividades presenciais, a Bienal de Teatro Lambe-Lambe promete agitar a cena cultural do Paraná.

As apresentações serão em outubro e para compor a programação, a Bienal abriu inscrições para os/as artistas que desejam participar do evento, apresentando as próprias obras.

A inscrição dos artistas será recebida de maneira virtual pela internet até o dia 22 de julho de 2022. A íntegra da convocatória, a ficha de inscrição e demais informações podem ser obtidas online.

O que é Teatro Lambe-Lambe?

O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 1980 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, esse jeito de fazer teatro foi inspirado nas antigas caixas fotográficas do século XIX.

As peças são encenadas no interior de caixas, envolvendo manipulação de bonecos e objetos cênicos em miniatura, com somente um espectador por vez.

Luto e homenagem

No último sábado (9) a organização da Bienal recebeu a notícia da morte de Ismine Lima, uma das criadoras do Teatro Lambe-Lambe. Por essa razão, a 2ª edição da Bienal será uma homenagem ao trabalho e vida de Ismine.

Ismine Lima nasceu em 17 de agosto de 1950, na Serra Grande na cidade de Tiangua, Ceará; filha de pai sapateiro e mãe dona de casa. Cursou pedagogia na UFBA. Como educadora, atuou numa rede de educação inspirada na Pedagogia paulofreiriana, onde conheceu o Teatro de Bonecos usado como solução didática, na rede criada pelos movimentos populares. Em 1989, juntamente com Denise di Santos, criou o Teatro Lambe-Lambe.

Bienal de Paranaguá

Na primeira edição, a Bienal contou com 28 espetáculos de sete estados do Brasil, mais o Distrito Federal; além da Argentina, Chile e México. Neste ano, serão realizadas apresentações simultâneas de 15 espetáculos e cinco intervenções de Teatro de Formas Animadas de Rua em diversos pontos da cidade, além de duas palestras e dois laboratórios.

Por isso, a organização da Bienal de Teatro Lambe-Lambe convida artistas que produzem Teatro Lambe Lambe e intervenções artísticas de rua a participarem desse encontro.

Serviço

2ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá
Espetáculos de 8 e 15 de outubro de 2022
Inscrições abertas para artistas até 22 de julho de 2022
O resultado da seleção estará disponível a partir de 2 de agosto de 2022
Confira mais informações sobre o evento e regras