Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

A magia do circo vai virar história e você pode ajudar a contá-la!

A magia do circo vai virar história! E quem se encarrega de contar o que acontece quando as palmas cessam e a luz do espetáculo se apaga são estudantes do último período de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Para isso, os jovens passaram os últimos meses fazendo visitas frequentes à uma família circense, e vão narrar todas as suas descobertas em um livro-reportagem, um mini documentário no Youtube e uma narrativa ilustrada no Instagram. O projeto chamado “Estrelas sob a Lona: o fim do espetáculo é só o começo” será finalizado em novembro. 

Apesar de fazer parte da infância de muita gente, pouco se fala sobre como é a vida dos artistas dos circos tradicionais. De cidade em cidade, viajando pelo Brasil, Argentina e Paraguai, a família Zanchettini vive, e respira circo. Cerca de 40 artistas, parentes entre si, sobem no picadeiro para os espetáculos como equilibristas, trapezistas, palhaços, bailarinos… mas quando o público vai embora e o portão se fecha, os Zanchettini se tornam pais, mães, filhos e netos, que tem a lona como lar. 

Os desafios para viver da arte, os aprendizados de uma vida sem rotina, e as experiências que a cultura de cada canto do Brasil podem proporcionar foram narradas pelos personagens, e serão contadas nas diversas plataformas de um jeito diferente, dando uma visão ampla sobre o universo circense. 

Para financiar o projeto, os estudantes deram início à uma campanha, onde os interessados podem investir com valores a partir de R$ 10 e recebem, em troca, brindes exclusivos.  O financiamento coletivo fecha na segunda-feira (2). Ficou curioso? Acesse www.catarse.me/estrelassobalona 

Colaboração Daniela Borsuk 

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo