Confira as atrações da Semana Nacional dos Museus no Paraná

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Do dia 15 até 21 de maio, acontece a 21ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A programação terá a participação do Museu Oscar Niemeyer, Museu da Imagem e do Som e Museu Casa Alfredo Andersen.

semana nacional dos museus
Foto: José Fernando Ogura/AEN

A edição deste ano tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” e diversos espaços museológicos do Paraná têm ações e atividades gratuitas para o público.

As opções para o público também incluem show, no Guairão, da cantora Simone, que celebra 50 anos de carreira; apresentações da Banda Rockids, para crianças, no Teatro José Maria Santos; e a estreia nacional do musical “O Fantasma de Friedrich”, com músicas originais do compositor vindo da Broadway, no Guairinha. Na Biblioteca Pública do Paraná a programação tem música, leitura e contação de história.

Confira a programação da Semana Nacional dos Museus no Paraná:

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)

Na próxima sexta (18), das 15h às 16h, o público poderá conferir uma fala aberta com Ana Zattar sobre escolhas sustentáveis para o equilíbrio do planeta: “Dicas para um estilo de vida sustentável”. Entrada livre e gratuita.

MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO (MEXP)

Na quarta-feira (17), às 19h30, “Uma Noite no Museu” – Visita mediada ao Museu do Expedicionário com apresentação de algumas peças da reserva técnica da instituição.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS-PR)

De segunda até sábado (15 a 20) o público poderá aproveitar espetáculos musicais na varanda do MIS-PR, sempre às 12h. Ainda na segunda-feira, tem o Aulão de Yoga com Val Brito, a partir das 19h. Interessados podem se inscrever neste linkPara a aula, os inscritos precisam usar roupas confortáveis e levar seu próprio tapete de prática.

Na terça-feira (16) acontece a abertura da exposição “Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná”, em parceria com o Grupo Dignidade. Já na quarta (17), a partir das 17h, o museu promove a oficina de arteterapia “O autocuidado a partir da imagem”, com Vânia Machado. Inscrições aqui. Também na quarta-feira, às 18h, acontece o projeto musical Tons Vizinhos, em parceria com a Unespar.

Na quinta-feira (18), mesa-redonda sobre Saúde Mental LGBTI+, realizada em parceria com o Grupo Dignidade, a partir das 17h30. Na sexta-feira (19), às 17h30, a ação educativa “Obsolescência programada e consciência verde” abre a implementação da Tech Trash, campanha de descarte de materiais eletroeletrônicos em parceria com o Instituto Ibrasa e Aoca Eco Arte. O MIS-PR se torna um ponto fixo de coleta de tais materiais.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Como parte da programação da Semana Nacional dos Museus, na segunda (16), às 14h, os visitantes serão convidados a explorar os arredores do MON através de uma oficina fotográfica, conduzida pelos educadores do museu, com o objetivo de registrar pequenos seres e detalhes que passam despercebidos no cotidiano. Para essa ação, será necessário o uso de aparelhos celulares ou câmeras fotográficas com a lente macro. 

Na quarta-feira (17), às 10h, haverá um “Ateliê em Deslocamento” ministrado por Gustavo Caboco, artista visual Wapichana que se utiliza da arte como meio de reflexão e contribuição na luta dos povos indígenas. A atividade requer inscrição prévia.

Também na quarta-feira, às 14h, a área verde do MON, apelidada de Parcão, vira um grande ateliê a céu aberto, em que os participantes irão explorar diversas possibilidades de pinturas de paisagens.

Para encerrar a programação da semana, na quinta-feira (18), às 15h, haverá uma visitação por esculturas e instalações que ocupam as icônicas áreas verdes e o vão-livre do museu. A mediação inclui o projeto “MON sem Paredes”, onde estão expostas obras do artista Gustavo Utrabo.

Ao longo de toda a semana, as mostras permanentes e em cartaz também estarão abertas para visitação.

ATIVIDADES EM MUSEUS MUNICIPAIS

Além da agenda nos espaços culturais administrados pelo Estado do Paraná, diversos museus municipais também terão programação na Semana Nacional de Museus. São eles: Apucarana, Arapoti, Bituruna, Campo Largo, Carambeí, Cascavel, Castro, Colombo, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Lapa, Londrina, Maringá, Nova Santa Rosa, Palmeira, Paranavaí, Ponta Grossa, Rio Negro, Rolândia, Santo Inácio, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Telêmaco Borba, Tibagi e União da Vitória.

Confira a programação completa dos espaços administrados pelos municípios do Paraná neste link .

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA

No sábado (13), a opção de programa com as mães é o encontro com a cantora Simone, que celebra os seus 50 anos de carreira com a turnê “Tô Voltando”, às 21 horas, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). No palco, as memórias mais reluzentes materializadas em canções. Ingressos no Disk Ingressos.

Para as crianças, há brincadeiras, performances e curiosidades sobre o mundo do rock no repertório da Banda Rockids. Serão duas apresentações neste sábado no Teatro José Maria Santos (Zé Maria), às 15 horas e às 18 horas. Ingressos no Ticket Fácil.

No domingo (14) e na terça-feira (16), às 20 horas, o Guairão recebe a montagem do balé Dom Quixote, da Curitiba Cia de Dança, espetáculo alusivo aos 330 anos da capital paranaense. Com Ana Botafogo como coordenadora de cena e ensaiadora, serão 55 bailarinos em cena neste balé clássico. Ingressos – lugares livres, no Ticket Fácil

Na quinta-feira (18),  às 20h, tem estreia nacional do musical “O Fantasma de Friedrich”, uma grande produção com 14 artistas em cena e músicas originais do compositor vindo da Broadway. Durante 150 minutos, o público irá conhecer as 18 canções compostas e arranjadas por Enzo Veiga para uma banda punk-rock que executa toda a trilha ao vivo. As sessões vão até o domingo (21), no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Nesta sexta-feira (12) às 14h acontece a palestra e apresentação de dança “Despertar dos Sentidos”, com Pamela Shiroma e Jacob Cachinga. O tema central do encontro é a deficiência visual. No auditório da BPP. 

No sábado (13) tem o tradicional encontro do Samba do Compositor Paranaense, uma roda de samba autoral aberta à toda comunidade. A partir das 9h30 no hall térreo da Biblioteca. No mesmo dia acontece também o Sábado Lúdico, evento para crianças de 6 a 12 anos voltado para o aprendizado de RPG e card games. Na gibiteca da BPP, às 11h30. 

Segunda-feira (15), às 10h, a BPP promove o projeto “Ler Junto”, com mediação do professor Guilherme Shibata. São encontros de leituras coletivas de contos da literatura brasileira e mundial. 

Terça (16), às 10h, tem contação de histórias na Seção Infantil com Célia Cris Silva, autora dos livros Conversa de Bicho e Recado da Chuva.

Outro destaque da programação da semana na BPP é o encontro de poesia Vox Urbe, na quinta-feira (18), às 19h, com Jessica Stori e Leomir Bruch. No auditório, classificação indicativa: 16 anos. 

Endereços dos espaços culturais:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba 

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.