Biblioteca Pública do Paraná abre inscrições gratuitas para oficina literária de romance

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está com inscrições abertas para uma oficina literária de romance, realizada pelo projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção. Ministradas pelo escritor Otto Leopoldo Winck, as oito aulas presenciais acontecem sempre às terças-feiras, das 14 horas às 18 horas, entre 24 de maio e 19 de julho.

São 20 vagas disponíveis e voltadas para maiores de 18 anos. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar um breve texto, de até cinco linhas, para o e-mail [email protected] explicando por que querem participar do curso.

Ao final da oficina, Winck e uma equipe formada pelos escritores Carlos Machado, Guido Viaro, Jaqueline Conte e Marcio Renato dos Santos (coordenador do projeto) vão selecionar fragmentos de romances produzidos pela turma para a publicação de um livro impresso, a ser editado pela Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural.

O projeto Ampliando Horizontes ainda prevê outras duas oficinas gratuitas promovidas na BPP até agosto: uma de contos (com Cezar Tridapalli) e outra de haicais (com Alvaro Posselt).

Curso

Durante a oficina, Otto Leopoldo Winck vai apresentar fundamentos teóricos e estimular atividades práticas voltadas para a elaboração de romances. As aulas acontecem na sala de cursos da BPP nos dias 24 e 31 de maio, 7, 14, 21 e 28 de junho; e 12 e 19 de julho.

Doutor e mestre em Estudos Literários pela UFPR, Winck atualmente leciona na PUCPR e na Uniandrade, em Curitiba, além de ministrar oficinas de escrita criativa.

É autor dos romances Jaboc (Garamond, 2006, vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia) e Que Fim Levaram Todas as Flores (Kotter / Patuá 2019), do ensaio Minha Pátria É Minha Língua: Identidade e Sistema Literário na Galiza (Appris, 2017), do volume de poemas Cosmogonias (2018, Kotter) e do poema-livro Périplo (Patuá, 2021).

Serviço

Projeto Ampliando Horizontes: Poesia e Ficção — Oficina de romance

Oito encontros entre 24 de maio e 19 de julho, na sala de cursos da BPP

Inscrições e informações: [email protected]

Informações da Agência Estadual de Notícias