Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Cine Passeio retoma tradição do cinema de rua

Cine Passeio retoma tradição do cinema de rua

O Cine Passeio, que fica na esquina das ruas Riachuelo e Carlos Cavalcanti, no centro de Curitiba, vai retornar as atividades de cinema de rua na capital. A inauguração do novo espaço cultural será no dia 27 de março, às 19h30.

O prédio foi construído na década de 1930 e funcionou até o final da década de 1990 como setor administrativo do Exército. O projeto de revitalização da área de 2.597 m² durou dez anos, e adaptou o local para receber as atividades culturais.

O espaço

O complexo terá duas salas de cinema para exibição de filmes em sessões diárias. As salas foram denominadas Luz e Ritz, em referência a dois antigos cinemas que eram mantidos na cidade: o Cine Luz, que ficava na Praça Zacarias e posteriormente na Praça Santos Andrade, e o Cine Ritz, que funcionava na Rua XV de Novembro. Os ambientes têm capacidade para 90 pessoas e começarão a funcionar no dia 28 de março. 

No subsolo, o Espaço Valêncio Xavier (uma homenagem aos escritor, cineasta e criador da Cinemateca), conta com uma sala multiuso, com 110 lugares, projetor móvel e tela retrátil. No mesmo espaço irá funcionar a Sala Video On Demand (VOD), que irá disponibilizar acesso a conteúdos digitais.

No piso está instalada a segunda unidade do Workitba, um coworking público para pequenos e microempreendedores, com foco na economia criativa, audiovisual e inovação.

No segundo pavimento, junto com a Sala Ritz, produtores independentes, parceiros e o público em geral poderão utilizar uma área para curso audiovisual.

Um cinema a céu aberto também estará disponível, no terraço. O local também poderá ser utilizado para diversos eventos.

Inauguração

No dia 27 de março, para a inauguração, a Rua Riachuelo será interditada. A fachada, totalmente branca, irá se transformar em uma tela para projeção de imagens que fazem referência à história do cinema mundial. Nas atrações também estão previstas exibições de trailers da programação, abertura da exposição sobre os cinemas de rua de Curitiba e uma homenagem ao cinema italiano com apresentação da Orquestra à Base de Corda.

Programação

O filme de estreia, com exibição simultânea nas duas salas, é Albatroz. Na primeira exibição estarão presentes o diretor do filme, Daniel Augusto, e os atores Alexandre Nero e Maria Flor.

No dia 30 de março será apresentado o projeto Cinco Sentidos, com exibição do filme Estômago, de Marcos Jorge, no cinema a céu aberto.

Colaboração Prefeitura de Curitiba / Patricia Zeni

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo