Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Exposição no MuMA quebra divisões de condições sociais

Exposição no MuMA quebra divisões de condições sociais

Se criar uma obra de arte é algo complexo, imagine a experiência de fazer isso em conjunto com outra pessoa, e que tenha uma realidade social distinta da sua. O resultado deste trabalho pode ser visto até domingo (15), na exposição “No espaço entre nós”, que acontece no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, em Curitiba.

A proposta da exposição era reunir telas da autoria de adolescentes de 12 a 15 anos, da favela e da classe média. Em duplas, os jovens criaram sem se conhecer pessoalmente, com a tela indo e voltando para que um desse continuidade ao que foi feito pelo outro.

Ao todo foram compostas 36 mandalas, e os grupos de origens distintas só se conheceram na primeira exposição, em agosto do ano passado, no Museu da República, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi do arte-educador Helio Rodrigues, que instigou os jovens a refletir a partir de três questões: Como eu trato as distâncias (sociais, econômicas) que nos separam? O que pode me aproximar do “outro” aparentemente tão diferente de mim? Como posso pensar ou solucionar com arte o espaço vazio que existe entre nós?

O objetivo era demonstrar a divisão imposta pelas condições sociais e que isso não precisaria ser presente nas relações humanas. Os adolescentes ainda tiveram suas imagens transformadas em sombras com a proposta de abandonar sua imagem exterior e buscar se expressar como linguagem artística unicamente.

Os visitantes da MuMA podem interagir com a arte dos jovens, movimentando as sombras projetadas por meio de canetas imantadas, criando molduras com as sombras. Os trabalhos criados pelos visitantes irão para o Facebook da mostra.

Serviço

Exposição “No espaço entre nós”

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19 horas

Período: até 15/01/17

Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) - Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3.430

Entrada franca                    

Colaboração Daniela Borsuk/ Assessoria