Exposição produzida pelo MON é finalista em premiação de design

A mostra “O que é Original?”, do artista paranaense Marcelo Conrado, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) em 2019, é finalista do IF Design Award 2021, considerado o prêmio máximo e um dos principais selos de excelência em design do mundo.

A mesma exposição recebeu, no final do ano passado, medalha de bronze no Brasil Design Award 2020, na categoria Indicados pelo Júri em Design de Ambientes (Design de Exposições e Instalações).

Inaugurada pelo MON em abril de 2019, a exposição trouxe para o Museu o questionamento e a reflexão sobre o conceito de originalidade e autoria na arte contemporânea.

O artista Marcelo Conrado, que também é doutor em Direito pela UFPR e professor da mesma universidade, utilizou na mostra 20 fotografias licenciadas de bancos de imagens, sobrepostas a frases anônimas, retiradas de pichações, redes sociais ou conversas casuais. Em outro espaço da exposição, foram apresentadas ao público 13 pinturas em grandes formatos.

A mostra teve projeto expográfico dos arquitetos Gustavo Paris e Gabriela Casagrande, curadoria da professora Maria José Justino e produção de Rebeca Gavião Pinheiro.

O Prêmio

Desde 1953, o IF Design Award é um selo de reconhecimento internacional pela excelência no setor de design. A seleção é feita por cerca de 60 experts na área, de mais de 20 países.

Colaboração AEN