Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Folia de Reis Sesc PR prorroga inscrições

Divulgação - Folia de Reis do Sesc prorroga inscrições
Divulgação

O Sesc Paraná prorrogou as inscrições para a participação na 35ª Edição do Festival de Folia de Reis, em Paranavaí. O prazo vai até 27 de janeiro. Os interessados podem obter mais informações pelo edital, que está disponível no site www.sescpr.com.br, na seção de Cultura, ou no Sesc Paranavaí, para inscreverem-se gratuitamente. O resultado será divulgado também pelo site, no dia 13 de fevereiro.

Ao todo serão escolhidos dez grupos de Folias de Reis, por uma comissão julgadora composta por quatro membros. Serão considerados: singularidade do trabalho, qualidade artística e técnica e compromisso do trabalho com cultura tradicional de Folia de Reis. Os participantes receberão ajuda de custo.

Os selecionados, além de participar da apresentação do festival, no Centro Esportivo Sesc Paranavaí (Rua Percy Guimarães Cleve, 1115, Jardim Ouro Branco), serão convidados para atividades formativas realizadas junto a escolas públicas da região, no período entre agosto e dezembro desse ano. A programação será composta por oficinas, rodas de conversa, e apresentações culturais. Esta participação é facultativa.

Podem se inscrever grupos de todo o Brasil, desde que comprovem que estão em atividade em suas regiões. Os grupos devem ser compostos no mínimo por dez integrantes, conforme composição especificada em edital. O documento também aponta os demais comprovantes exigidos, que devem ser encaminhados para foliadereis@sescpr.com.br e protocolados no SAC do Sesc Paranavaí.

O Festival de Folia de Reis é uma iniciativa promovida pelo Sesc para se manter viva esta tradição, ao reunir grupos de diversos municípios, ao promover um ambiente de relacionamento entre os artistas. Com isso, contribui para valorização da cultura regional do estado e ainda valoriza esta manifestação cultural, festiva e religiosa do país. E ainda, suscita a apreciação cultural, com vistas à formação de plateias.

Folia de Reis

Os grupos de folia de reis chegaram ao Brasil, mais precisamente por Sergipe, com os portugueses, no período colonial. Com tradição cristã, o objetivo é relembrar a história da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, em 6 de janeiro, segundo escritos bíblicos. Nas apresentações, os artistas usam máscaras, vestimentas coloridas, levam bandeiras por onde passam, e tocam instrumentos, como: violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro.

Serviço 

  • 35º Festival de Folia de Reis Sesc Paraná
  • Inscrições: até 27 de janeiro
  • Sesc Paranavaí: Rua Edson Martins, 1760, Centro (Próximo à Praça dos Pioneiros)
  • Mais informações: (44) 3474-8500 ou foliadereis@sescpr.com.br