MON promove videoconferência com o artista Yutaka Toyota

Na terça-feira (23), às 14 horas, o Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá uma videoconferência com o artista Yutaka Toyota, para o público do programa Arte para Maiores. O encontro vai abordar a exposição “O Ritmo do Espaço”, que está em cartaz na Sala 4 do MON. O evento será gratuito e terá 60 vagas disponibilizadas. A atividade acontecerá na plataforma Zoom.

Escultor, pintor, desenhista, gravador e cenógrafo, o artista Yutaka Toyota é também um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa.

A exposição, com o patrocínio da Vonder e curadoria de Denise Mattar, apresenta 86 obras. Embora seja retrospectiva do artista, a mostra não é estruturada de forma rigidamente cronológica. Contempla trabalhos produzidos a partir dos anos 1960.

Arte para maiores

O premiado Arte para Maiores, que ganhou versão virtual em 2020, se mantém online, para garantir o distanciamento social do público, formado, principalmente, por pessoas com mais de 60 anos.

Todos os participantes cadastrados recebem por WhatsApp vídeos com mediações e sugestões de oficinas variadas. A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON e pode ser realizada a partir de suas próprias casas, com materiais simples. A participação é gratuita e não é necessário possuir conhecimento prévio, basta ter interesse em artes visuais.

Em 2019, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Colaboração AEN