Mostra Cultural Indígena do Norte do Paraná divulga produções artísticas de comunidades

Entre os dias 26 e 30 de abril, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com as comunidades indígenas e 19 prefeituras, realizarão a I Mostra Cultural Indígena do Norte do Paraná. A ação será virtual, pelo Facebook e Instagram das prefeituras participantes, da Uenp e da IFPR – Campus Jacarezinho.

Foto/Arte: SETI

A mostra divulgará a produção cultural e artística de quatro comunidades indígenas da região, com exposições fotográficas, produções audiovisuais e posts informativos que trarão conteúdos sobre os povos indígenas do Norte do Paraná.

Segundo a organização, a mostra foi concebida no ano passado, período em que a universidade apoiou os municípios e as comunidades indígenas na implementação da Lei Aldir Blanc. Santa Amélia e Tomazina, onde se encontram, respectivamente, as terras indígenas Yvyporã Laranjinha e Tekoa Pinhalzinho, foram dois dos municípios beneficiados. Para a mostra, o convite foi estendido também a membros das comunidades de Abatiá (YwyPorã/Posto Velho) e de São Jerônimo da Serra (Barão de Antonina).

O coordenador do projeto e diretor de Cultura da UENP, James Rios, falou sobre a importância da ação para a região e a sua inserção no Programa de Desenvolvimento da Cultura Norte Paranaense.

“Precisamos, com muita urgência, contribuir para difundir a produção cultural dos povos indígenas da nossa região. Esta Mostra, que integra o nosso Programa de Desenvolvimento Cultural da região, é o primeiro passo para que possamos, a curto prazo, fomentar outras ações e ajudar na implementação de políticas públicas para os povos originários”, disse.

Morador da terra indígena Pinhalzinho, Awa Nimboadju (Reginaldo) enfatiza a importância da mostra nesse tempo de pandemia. “Este é o momento de dar visibilidade à nossa cultura, aos nossos costumes, às nossas organizações sociais e política e, principalmente, ao nosso modo de ver o mundo”, afirmou.

“É, portanto, uma possibilidade de divulgar o nosso trabalho artesanal produzido aqui na comunidade. Este ano, devido à pandemia, não foi possível promover a nossa Mostra Cultural de maneira presencial. Mas o evento virtual vai apresentar à região um pouco da nossa identidade, a qual é muitas vezes discriminada”, completou.

Municípios participantes

Participam da mostra os municípios de Abatiá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra e Tomazina.

Serviço

Mostra Cultural Indígena – Norte do Paraná

Data: 26 a 30 de abril
Horário: publicações às 11 horas, 15 horas, e às 17 horas
Acesso: Facebook e Instagram das prefeituras de Abatiá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra e Tomazina.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.