Museu Casa Alfredo Andersen promove visita guiada e diálogo sobre Maria Bueno

Como parte das ações relacionadas à exposição “Maria Bueno e tantas outras”, o Museu Casa Alfredo Andersen, em Curitiba, promove uma atividade aberta sobre diversidade, ligada ao educativo e à roda de leitura. Na tarde desta sexta-feira (10) vai acontecer uma visita guiada e um diálogo artístico na mostra.

As professoras Maria Ângela Novaes Marques e Giovana Simão, junto da artista Claudia Lara, vão conduzir a atividade, que abordará o imaginário ao redor de Maria Bueno, a “Santa Profana” de Curitiba, partindo das intervenções da própria mostra.

A mostra “Maria Bueno e tantas outras” propõe um diálogo entre o retrato que o próprio Andersen pintou de Maria Bueno com apropriações de seis artistas curitibanos. Os convidados para produzir obras que remetem à Maria Bueno foram André Malinski (in memoriam), Claudia Lara, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Rafael Codognoto e Emerson Persona, que também assina a curadoria.

As “tantas outras” do título da exposição se referem às outras Marias que foram retratadas por Alfredo Andersen ao longo de sua prolífica carreira. Além de Maria Bueno, o visitante poderá ver os quadros Maria Josepha de França Pimpão, Maria Amélia D’Assumpção, Maria Dias de Paiva e Maria Café.

Maria Bueno

Assassinada brutalmente por seu companheiro, um enciumado soldado raso, no final do século XIX, Maria Bueno é nomeada de “mulher de vida fácil” a santa.

A ideia de Maria Bueno foi aos poucos sendo reapropriada pela cultura desde o assassinato de reputação, com acusações de prostituição, até a “beatificação popular”, com ritos de devoção em sua honra que acontecem em seu túmulo no Dia de Finados. Como pouco se sabia sobre ela, qualquer narrativa era provável e reproduzida.

Serviço

Visita guiada e diálogo artístico na exposição “Maria Bueno e tantas outras”

10 de junho (sexta-feira), das 14h às 16h

Não é necessário inscrição prévia

Atividade gratuita

Museu Casa Alfredo Andersen

Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba 

Informações da Agência Estadual de Notícias