Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

M(USE)U: Projeto visa atrair pessoas ao Museu de Arte Contemporânea

(Foto: Divulgação) - M(USE)U: Projeto visa atrair pessoas ao Museu de Arte Contemporânea
(Foto: Divulgação)

Cerca de 85% das pessoas que passam diariamente pela esquina entre a Rua Desembargador Westphalen com a Rua Marechal Deodoro, no Centro de Curitiba, desconhecem que naquele lugar está o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), criado em 1970, e que tem o objetivo de ‘estabelecer o diálogo e estreitar os laços entre a sociedade e o seu patrimônio artístico’, como a própria história do lugar já diz.

Este levantamento foi feito por Tom Lisboa, que idealizou um projeto para atrair mais a atenção do público para o espaço. “Quase ninguém sabe que este prédio no Centro de Curitiba é um museu”, disse o idealizador do M(USE)U, que acredita que o que era pra ser uma legenda, na verdade se transformou em um apelo. “Além da intervenção na fachada, M(USE)U conta com performances de 3 horas onde um locutor de rua convida pessoas para entrar neste espaço e conhecer seus serviços”.

Um estudo divulgado pela Fecomércio/RJ, em 2015, traz dados alarmantes de que 92,5% dos brasileiros não frequentam exposições de arte. “O desmantelamento da cultura não pode ficar de fora. Seja no Rio de Janeiro, São Paulo ou Curitiba, artistas e agentes culturais tem enfrentado situações de descaso e desuso, comprometendo o já escasso acesso da população à arte e à cultura”, diz um trecho do texto de Tom Lisboa em seu site.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná é aberto a todos os públicos, com visitação e entrada gratuita de terça a sexta-feira das 10h às 19h, sábado, domingo e feriados das 10h às 16h.