Novas peças gratuitas estreiam nos teatros da Fundação Cultural de Curitiba

Dois novos espetáculos teatrais entram em cartaz nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba nos próximos dias. No Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural, estreia na sexta-feira (15) a peça O Pêndulo, com os atores Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira. No dia 20 de julho tem início no Teatro Novelas Curitibanas a temporada de Crime no Cabaré, espetáculo de bonecos para o público adulto. Os dois têm entrada gratuita.

Foto: Divulgação

O Pêndulo fica em cartaz até 7 de agosto, com sessões de quarta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos às 18h. Os ingressos são limitados para 50 pessoas por apresentação. A reserva de ingressos será liberada uma semana antes de cada sessão na página do evento.

A validação do ingresso será feita de forma presencial na entrada do teatro, até 45 minutos antes da sessão escolhida. Serão realizadas oito sessões com intérprete de Libras, nos dias 16, 17, 21, 22 e 23 de julho e 4, 5 e 7 de agosto.

Impacto do tempo

Em O Pêndulo, os atores Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira interpretam o mesmo personagem aos 20, 40 e 60 anos. O enredo aborda temas como o impacto do tempo e suas consequências, e mostra a trajetória de altos e baixos da vida do personagem/artista. Segundo o autor Luiz Carlos Pazello, a dramaturgia destaca o tema da velhice, porém o foco não está no ato de envelhecer, mas toca num ponto delicado que permeia o contexto da peça: “Quando envelhecemos nos tornamos invisíveis”. A direção é de Silvia Monteiro.

Para o diretor de produção e ator Cicero Lira, estrear essa nova peça no Auditório Antônio Carlos Kraide é um marco importante na carreira artística. “Há 30 anos fizemos uma curta temporada no Kraide da peça Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza e com direção do saudoso Laercio Ruffa. O espaço é significativo e marca meu retorno aos palcos”, revela. Lira destaca que o Kraide é um espaço que lançou grandes nomes do teatro paranaense.

Em busca do envelhecimento ativo

Realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto oferece como contrapartida social a realização da oficina Meu tom, seu tom, nosso tom – Em busca do envelhecimento ativo, ministrada pela musicoterapeuta Claudimara Zanchetta e pela terapeuta ocupacional Fabiana Alexandre da Silva. A Oficina será realizada em quatro encontros em Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba.

A Oficina é direcionada a professores da rede pública de ensino, cuidadores de idosos, familiares, profissionais da área de saúde e pessoas da terceira idade. As atividades serão realizadas de forma prática, utilizando instrumentos musicais para a sensibilização dos participantes.

Teatro de bonecos para adultos

No Teatro Novelas Curitibanas entra em cartaz, de 20 de julho a 7 de agosto, a peça Crime no Cabaré, um espetáculo de variedades com bonecos de diversas técnicas, dedicado ao público jovem e adulto (a partir de 16 anos). A produção é da Cooperativa Curitibana Arte Animada e também foi realizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. As sessões acontecem de quarta-feira a domingo, às 20h. Os ingressos gratuitos serão distribuídos antes de cada sessão.

Com concepção e roteiro de Evaldo Barros, a peça tem direção coletiva e reúne produtores e atores manipuladores de cinco diferentes grupos teatrais que integram a cooperativa. A história se desenvolve em torno das investigações sobre o assassinato da gueixa Butterfly, no Cabaré Danger Zone, de Madame X. O inspetor encarregado de elucidar o caso busca pistas e evidências em meio a apresentações musicais e números de dança.

Serviço

O Pêndulo

Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
De 15 de julho a 7 de agosto, de quarta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos às 18h
Ingressos gratuitos. As reservas devem ser feitas antecipadamente. O check-in (validação do ingresso) ocorrerá de forma presencial 45 minutos antes do horário da sessão escolhida no local do evento. Os ingressos são limitados. A data de liberação para reservar o ingresso gratuito ocorre uma semana antes da sessão pretendida.

Crime no Cabaré

Teatro Novelas Curitibanas (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1222)
De 20 de julho a 7 de agosto, de quarta-feira a domingo, às 20h
Ingressos gratuitos, distribuídos antes de cada sessão (sujeito à lotação do espaço)
Classificação: 16 anos

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.