Orgulho LGBT: Balé Teatro Guaíra lança vídeo para homenagear o dia

O Balé Teatro Guaíra (BTG) lançou nesta segunda-feira (28) o vídeo Íris para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado nesta data para lembrar a luta por direitos civis da população. Íris é uma produção dos bailarinos do BTG e tem dois objetivos: homenagear aqueles que lutam pela diversidade e pelo respeito e lembrar as vítimas da intolerância.

Foto: Divulgação Teatro Guaíra

A diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, explica que a área cultural é diversa por natureza, por isso o objetivo do Teatro Guaíra é mostrar o quanto a sociedade ganha com a pluralidade e respeito a todos. Além disso, a data é importante para combater o preconceito, já que o Brasil segue como um dos países mais violentos contra a população LGBTQIAP+.

“O vídeo é um retrato da diversidade na cultura e nos propõe um diálogo sobre representatividade e inclusão. Acredito na força da arte para transformar a sociedade e fazer com que todos sejam respeitados”, diz Monica.

Idealizadores do vídeo, Murilo Machado e Leonardo Lino contam que a inspiração para Íris foi a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIAP+. O vermelho, por exemplo, foi usado por uma bailarina para lembrar os crimes de ódio que fazem o Brasil ocupar as primeiras posições no ranking dos países que mais matam transgêneros e transexuais.

Apesar do panorama sombrio, a esperança também é retratada no vídeo com as cores amarela e verde, por exemplo, que ressaltam a autoestima e o brilho próprio. “Percebemos que, muitas vezes, ficamos com autoestima abalada em função do preconceito constante, então quisemos ressaltar a beleza interna de cada pessoa. O vídeo reflete a diversidade que há na sociedade e mostra que a inclusão de todos é possível”, afirmam, em uníssono, Murilo e Leonardo.

Data

O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é celebrado em 28 de junho, data da chamada Rebelião de Stonewall. Em 1969, integrantes da comunidade LGBT organizaram protestos na cidade de Nova Iorque contra a violência policial, marco do início da luta por direitos civis para essa população. Desde então, o mês de junho é dedicado a celebrar a diversidade e lembrar a luta contra o preconceito.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.