Peça de teatro gratuita passa por cidades do interior do Paraná; confira cronograma

A peça LEVANTE!, criada por Renata Roel e Fernando de Proença, passará pelo interior do Paraná de 25 a 29 de julho. As apresentações acontecem em cinco cidades: Pato Branco, Campo Mourão, Maringá, Londrina e Paranavaí. O trabalho pretende levantar questões sobre a construção da cena e criação de vínculos. A entrada é gratuita.

Foto: Lídia Ueta

No LEVANTE!, os artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena enquanto ela acontece e fazem analogias ao micro e ao macro do corpo em relação ao espaço.

Levando em consideração o significado da palavra LEVANTE!, além de ser referência direta à imagem de um corpo “em pé”, caracteriza-se pela capacidade das pessoas se organizarem para levantar outro sistema econômico, social e político.

Na fricção entre dança e teatro, Renata e Fernando propõem dispositivos que aproximem e promovam deslocamentos na relação entre artista e espectador.

Oficinas

Simultaneamente, o projeto oferece duas oficinas gratuitas: “Danças e espaços: poéticas para encontros”, conduzida por Viviane Mortean e “Imagin(Ação): narrativas poético-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera”, conduzida por Milla Jung.

A oficina “Danças e espaços: poéticas para encontros” tem como proposta procedimentos ligados a técnicas de movimentos de dança aliados à consciência corporal, escuta de grupo e composição espacial com objetivo de expressão poética. Experienciar apoios, atravessamentos e quedas servirão como pontos de partida para questionamentos a respeito da história da dança, os espaços onde ela ocorre e sua relação com o público. Os participantes serão direcionados a encontrar suas próprias estratégias para comporem seus espaços dançantes.

A oficina “Imagin(Ação): narrativas poético-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera” tem o propósito de ampliar a imaginação poética como recurso do ativismo artístico e possibilitar novas instrumentalizações para a criação de imagens artísticas.

Publicação

A última etapa do projeto é o lançamento de uma publicação impressa e de um e-book. O material irá reunir textos de Renata Roel, Fernando de Proença, Viviane Mortean, Milla Jung e Diego Marchioro sobre a experiência de circulação do projeto pelas cinco cidades do interior do Paraná: Pato Branco, Campo Mourão, Maringá, Londrina e Paranavaí. A publicação, que será lançada em Curitiba em novembro, terá distribuição gratuita para bibliotecas e secretarias de cultura das cidades visitadas.

Serviço

LEVATE! – de 25 a 29 de julho 2022

Apresentações às 17 horas e às 19 horas

Oficinas:

Oficina de Artes Visuais com Milla Jung

Oficina de Dança Contemporânea com Viviane Mortean

Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h – participação gratuita

Inscrições: Sympla/rumodecultura

ENTRADA GRATUITA

Classificação etária: 14 anos

25/07 – Pato Branco

Centro Cultural Sesi (Rua Xingu, 833 – Amadori)

26/07 – Campo Mourão

Teatro Municipal (Avenida Comendador Norberto Marcondes, 684, Centro)

27/07 – Maringá

Teatro Barracão (Praça Professora Nadir Cancian, s/n, zona 7)

28/07 – Londrina

Casa de Cultura da UEL (Av Celso Garcia Cid, 205)

29/07 – Paranavaí

Casa da Cultura de Paranavaí (R. Miljutin Cogei – Centro)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.