Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Visitas guiadas ao Cemitério Municipal são retomadas neste sábado

(Foto: Everson Bressan/SMCS/Arquivo)  - Visitas guiadas ao Cemitério Municipal são retomadas neste sábado
(Foto: Everson Bressan/SMCS/Arquivo)

As visitas guiadas ao Cemitério Municipal, localizado no bairro São Francisco, serão retomadas no próximo sábado (18), das 9h às 12h. A atividade irá acontecer o ano todo e terá novidades para 2017.

A ideia da visita guiada surgiu da pesquisa da Relações Públicas e mestre em Sociologia Clarissa Grassi, presidente de Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. A atividade proporciona aprendizado sobre história, arte, religião, arquitetura e paisagismo, geologia e tanatologia, além de visar a preservação e desmistificação do espaço.  “O Cemitério Municipal tem três séculos de histórias. Fundado em 1º de dezembro de 1854, ele é o cemitério mais antigo e tradicional de Curitiba. É importante que as pessoas vejam a arte e arquitetura que envolve os cemitérios”, afirma.

O trabalho de pesquisa, que era feito de forma voluntária acontece há 14 anos e já resultou em três livros publicados, entre eles o Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, Arte e Memória no Espaço Urbano. A partir deste ano a pesquisa integra as atividades da diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e é realizado em parceria com o Departamento de Serviços Especiais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Novidades

Para 2017 estão previstas visitas temáticas ao Cemitério, que já recebeu mais de três mil pessoas desde 2011 em atividades guiadas. “Nosso intuito é preservar a arte e arquitetura dos cemitérios, mas também respeitar a história de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade e do Paraná”, explica Clarissa.

Na visita não é permitido filmar ou fotografar os túmulos sem autorização dos familiares. As vagas são limitadas e é necessário fazer agendamento pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando o nome completo e número do R.G.

Informação Prefeitura de Curitiba e colaboração Louise Fiala