Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Ciência em Show: grupo ensina física de maneira divertida em shopping

Ciência em Show: grupo ensina física de maneira divertida em shopping

Ensinar física de maneira descontraída, fora do ambiente escolar e com muita diversão! Essa é a proposta do Ciência em Show, grupo que chega ao Shopping Pátio Batel nesta sexta-feira (13), em Curitiba, para descomplicar a ciência para pessoas de todas as idades.

Para entreter as crianças durante as férias escolares, o grupo traz uma estrutura especial, com um museu de experimentos e shows explicativos que devem surpreender o público. Os professores de física ficam no espaço até 29 de julho. A entrada é gratuita.

A inauguração acontece com a apresentação dos três cientistas, Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo, às 19h30, nesta sexta-feira (13).

Museu da ciência? Eureka!

(Foto: Mateus Bossoni)(Foto: Mateus Bossoni) 

Na estrutura montada no piso do shopping, o grupo apresenta uma fábrica de ideais construída em formato de museu. Durante um trajeto de 30 minutos, o público pode interagir com 17 experimentos, distribuídos em blocos chamados “estações”.

Os três professores de física, Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo, contam que a ideia surgiu de uma reflexão entre eles sobre como a ciência ocupa todos os espaços. A proposta, segundo eles, é fazer com que as pessoas vejam que a ciência está diretamente ligada ao seu cotidiano.

Além da interatividade, cada experimento tem um professor para explicar como acontecem os fenômenos. Esse momento foi batizado de Science Place, por ser o momento em que os mentores explicam, de maneira divertida, útil e aplicável, a ciência por trás de cada acontecimento.

A história dos professores

(Foto: Mateus Bossoni)(Foto: Mateus Bossoni) 

Wilson, Gerson e Daniel, são professores de física graduados na Universidade de São Paulo (USP) e também são os fundadores do Ciência em Show, que completa 18 anos no final do ano. Diferente da maioria, eles escolheram ensinar a ciência de uma maneira diferenciada e divertida.

O trio teve a ideia durante a faculdade, quando precisaram explicar um fator físico em uma rede de televisão e foram aclamados pelo público. De acordo com Ana Ralston, especialista em tecnologias e inovação do grupo, o grupo surgiu por acaso. “Um professor da faculdade não pôde ir até a televisão para explicar o que estava acontecendo, então pediu para que os três fossem no seu lugar. O problema é que eles foram mesmo. O público gostou tanto que foram chamados outras vezes”, comentou.

Além de físicos e professores, os três também atuam como comunicadores, que encontraram a linguagem exata para ensinar ciência de uma maneira bem-humorada e divertida.

Colaboração Mateus Bossoni