Edição digital de Boqueirão Fashion Day exibe moda para toda Curitiba

Na quinta edição, o Boqueirão Fashion Day 2021 apresenta uma mensagem de esperança pelo fim da pandemia em um videodesfile que leva os produtos do bairro, polo têxtil de Curitiba, para toda a cidade. O desfile poderá ser visto nas redes sociais da prefeitura, a partir das 20 horas desta quinta-feira (29).

Foto: Divulgação

Devido à pandemia do coronavírus, esta edição do Boqueirão Fashion Day (BFD) será em formato digital, sem público, como aconteceu em 2020.

Este ano, o Memorial Paranista foi o cenário para as modelos exibirem looks com referências à Curitiba. As peças foram criadas exclusivamente para o evento, com inspirações nos símbolos curitibanos e no Movimento Paranista.

“A moda de Curitiba começa no Boqueirão e extrapola o bairro. Os produtos da Rua Bley Zornig estão em toda a cidade e ajudam a construir uma identidade para Curitiba”, destaca o estilista Robson Ross, responsável pela criação dos modelos.

Ele participou do desfile da 1ª edição do evento, em 2017, quando os curitibanos ainda podiam aglomerar e o evento transformou em passarelas os corredores da Rua da Cidadania do Boqueirão. 

Referências locais

Nas roupas, a inspiração foi a Luz dos Pinhais, símbolo de iluminação para a vida à sombra da pandemia, e motivos do Movimento Paranista, para destacar o regionalismo. Vestidos volumosos para simbolizar a vida em expansão e preencher os espaços do Memorial estão entre as peças.

Os tecidos e aviamentos para os looks foram todos escolhidos nas lojas e empresas do setor têxtil do Boqueirão, concentrados na Rua Bley Zornig, também conhecida como a Rua das Malharias de Curitiba. 

Nos acessórios, oferecidos pelas lojas #CuritibaSuaLinda, há símbolos referência ao Movimento Paranista, que teve como expoentes Romário Martins e João Turin, cujas obras ganharam lugar permanente no Jardim das Esculturas do Memorial.

O editorial de moda também destacou a diversidade de quem frequenta a Rua das Malharias de Curitiba: no casting há modelos plus size, de diferentes etnias e LGBTQI+. 

Inovação e criatividade

Para realizar o vídeodesfile, a produção respeitou todas as recomendações de segurança sanitárias contra a covid-19. Máscaras de tecido foram itens obrigatórios, trocadas dentro do tempo recomendado e só retiradas pelas modelos na hora do “gravando”, sem deixar de respeitar o distanciamento social.

Boqueirão Fashion Day

Criado em 2017, o Boqueirão Fashion Day busca promover e fortalecer as 947 empresas têxteis do Boqueirão, que formam um forte polo do setor, concentrado principalmente nas 130 empresas do ramo na Rua Doutor Bley Zorning e arredores, além de estimular a cadeia da moda e da inovação de Curitiba. 

A quinta edição do Boqueirão Fashion Day teve consultoria de Aldice Lopes; maquiagem do JOJO Studio Beleza; produção de Lilian Ribas e Milzi Guiz. As modelos são Nadia Kelly, Raphaela Lima, Luana Cimatti, Cacau Silva e Emyli Brandão. A direção-geral é de Edson Bueno.

O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Administração Regional do Boqueirão. Tem o apoio do Sindicato de Modelos do Estado, das agências Take Agency e Leandro Antony e de lojistas da Rua Bley Zorning (Paranatex, Malhavil, Souza Tecidos, Fortex, Convix Camisetas e Uniformes).

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.