Espaços culturais realizam atividades online

Os espetáculos e eventos culturais presenciais foram afetados pela pandemia do coronavírus. Além deles, as bibliotecas e museus também vivem a mesma situação. Desde março do ano passado, o Centro Cultural Teatro Guaíra, a Biblioteca Pública do Paraná e os museus do Estado, em Curitiba, passaram praticamente todo o tempo fechados.

Foto: Maringas Maciel/CCTG

Neste período, porém, artistas e responsáveis pelas atividades dessas instituições se debruçaram em soluções para reduzir o impacto do fechamento e apresentar ao público novas experiências de cultura no meio virtual.

Algumas dessas iniciativas podem ser conferidas durante o feriado. Confira:

Museu Paranaense (MUPA) – Em tempos de distanciamento social e de tantas reflexões sobre o futuro, a espiritualidade das benzedeiras do Paraná pode ser um alento. O Museu Paranaense produziu uma série de podcasts com essas sábias mulheres. Acesse a playlist completa Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé no YouTube do MUPA.

A exposição “Educação pela Pedra”, em cartaz, foi prorrogada, e você pode fazer a visita guiada pelo próprio curador, Moacir dos Anjos. Assista.

Museu Oscar Niemeyer (MON) – O MON se uniu aos grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Lá é possível visitar inúmeras exposições recentes do museu numa experiência muito próxima do real. Além de mostras que estão em cartaz como “África, Mãe de Todos Nós”, o público pode relembrar grandes mostras que já passaram pelo MON como “Irmãos Campana”.

Todas as oficinas artísticas e mediações virtuais criadas pelo MON neste período estão disponíveis aqui.

Museu Casa Alfredo Andersen – Pré-lançamento da exposição “Dois Tempos, um Mesmo Olhar”, sob o olhar curatorial de Adriana Rede, que estabelece uma série de pontes e relações entre os trabalhos de Alexandre Frangioni e Alfredo Andersen. Os paralelos traçados foram explorados na página do Instagram do Museu Casa Alfredo Andersen em uma série de posts com imagens da produção dos dois artistas acompanhados de um texto na legenda

O artista visual e orientador do ateliê de pintura e desenho do Museu, Lavalle, vem fazendo uma série de lives com outros artistas plásticos no canal do youtube do Andersen. Nessa primeira, ele conversou com João Paulo de Carvalho, pintor que discutiu não apenas sua obra, como também a influência de sua passagem pelo Andersen em sua vida e obra.

Museu da Imagem e do Som – A partir do acervo de fotografias e trechos em audiovisual do MIS-PR a exposição “Histórias que o Museu Conta” busca ecos do passado de Curitiba. Esses vultos dizem algo sobre o momento que vivemos e apontam para o futuro. A exposição virtual está no site do Museu e conta com imagens de fotógrafos importantes da cidade, como Jesus Santoro, Dario Vellozo, além de vídeos da TV Iguaçu.

Biblioteca Pública –A Era Uma Zine é uma fanzine digital feita especialmente para o público infantil. Cada uma das mais de 60 edições tem um tema específico e um projeto gráfico novo. Basta ver como as edições 59 e 60, dedicadas ao Arco-íris e ao Vazio, respectivamente, são deliciosamente diferentes entre si.

Em abril de 2020 a BPP lançou o canal no YouTube BPP Conta com duas seções: a Infantil Convida, publicada às segundas-feiras, traz conteúdos selecionados e gravados por contadores parceiros; e a hora do Conto Virtual, que vai ao ar às quartas, disponibiliza vídeos produzidos pela própria equipe da Biblioteca.

Teatro Guaíra – Para celebrar o aniversário de 36 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), os músicos Analaura de Souza Pinto e Sebastião Interlandi Jr. apresentam um podcast contando os bastidores da criação da OSP. O público poderá conhecer o trabalho hercúleo de Eleni Betes, a principal fundadora da orquestra, e o percurso percorrido para convencer os políticos do Estado sobre a importância de se criar uma orquestra para o Teatro Guaíra. Onde ouvir: SpotifySoundCloud e Deezer.

Para quem está com saudades de ver músicos e bailarinos no palco, o Teatro Guaíra apresenta a playlist Guaíraflix, que reúne os principais sucessos do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná. Estão na lista clássicos como O Lago dos Cisnes, com o balé, e a ópera João e Maria, com a orquestra.

Museu de Arte Contemporânea –Visando trazer um panorama do acervo de obras de arte do MAC Paraná, composto por mais de 1.800 obras de arte contemporânea, semanalmente o público pode conferir no Instagram e Facebook do museu conteúdos que apresentam mais profundamente os artistas que compõem o acervo, através da série #MacDeCasa. Além de resgatar registros inéditos desses trabalhos, as publicações são pequenas aulas de história da arte do Paraná e do Brasil, baseadas em informações presentes nos arquivos, documentos e biblioteca do Setor de Pesquisa do MAC.

O museu também organiza uma newsletter, enviada quinzenalmente, com uma curadoria de conteúdos múltiplos relacionados ao universo da arte e cultura. São dicas de leituras, músicas, recomendações selecionadas de programação de diversas instituições culturais do Brasil e de fora. Para receber a newsletter “Da Janela de Casa” gratuitamente no seu e-mail, basta se inscrever neste link.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.