Eventos destacam obra de Vladimir Kozák e legado cultural dos primeiros habitantes do Brasil

O centro cultural Casa Kozák, no Uberaba, sedia nesta terça-feira (19/4) o lançamento do projeto Kozák e os Índios do Brasil. O evento começa às 18h30 no espaço que foi residência do pesquisador indigenista tcheco radicado em Curitiba e coincide com os 125 anos de nascimento de Kozák e com o Dia do Índio.

O projeto inclui o lançamento de um site e será apresentado pelo poeta e radialista Marcelo Miguel. Serão lidos trechos de cartas e anotações de Vladimir Kozák, que teve seu trabalho declarado patrimônio documental da humanidade pela Unesco – a agência das Nações Unidas voltada para educação e cultura. A antropóloga Fernanda Maranhão falará sobre as fotos e vídeos que integram esse acervo.

A Casa Kozák é uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Cajuru e local onde são ofertados cursos de arte como desenho de mangá, viola, violão e pintura. Ela funciona no bairro Uberaba, junto à Casa da Leitura Vladimir Kozák, onde o público pode emprestar e ler no local obras relacionadas a literatura e arte.

Ao vivo

A data também será lembrada na Administração Regional da CIC. A partir das 9h30, o artista Marcos Moretto usará técnicas do grafite para retratar Jurema, representante da mitologia indígena que também faz parte do sincretismo religioso brasileiro.

Feita em tela sobre cavalete, no estacionamento em frente à Rua da Cidadania, a execução da obra poderá ser acompanhada pelo público e deverá estar pronta no final da manhã. Morador da região do Caiuá, Moretto também vai expor trabalhos relacionados ao tema indígena no hall de entrada da Rua da Cidadania.

Serviço: eventos culturais celebram o Dia do Índio

Data:19/4 (terça-feira)
Entrada grátis
Abertos para todos os públicos

– Projeto Kozák
A partir das 18h30
Local: Casa Kozák (Rua Padre Júlio Saavedra, 588, Uberaba)

– Técnicas de Grafite ao vivo e exposição
A partir das 9h30
Local: Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, Cidade Industrial)

Informações da PMC.