Arte e biodiversidade brasileira se encontram em mais uma exposição no Jardim Botânico de Curitiba. O prefeito Rafael Greca abre nesta sexta-feira (14), às 16h30, a mostra Abelhas Nativas da Mata Atlântica, com obras da artista visual e ilustradora Birgitte Tümmler, na Galeria das Quatro Estações do Botânico.
A mostra organizada pela Fundação Cultural de Curitiba é composta por desenhos de 19 espécies de abelhas feitos com caneta esferográfica e integra as comemorações dos 330 anos da cidade. Poderá ser visitada diariamente, das 10 horas às 18 horas, com entrada gratuita.
Dinamarquesa radicada no Brasil desde a infância, Birgitte sempre desenvolveu atividades ligadas à natureza, especialmente a espeleologia, que estuda grutas e cavernas.
- Leia também: Jardim Botânico terá programa literário neste sábado
Das espécies de abelhas existentes na Mata Atlântica, a artista apresenta algumas bem conhecidas, como a jataí, a mandacaia e a mirim, e outras raras, como a guaraipo negra.
As abelhas nativas ou abelhas indígenas (melíponas) não têm ferrão, vivem em colônias e se caracterizam por apresentar o aparelho ferroador atrofiado. Elas ocorrem apenas na América do Sul, América Central e Ilhas do Caribe. Cerca de 400 espécies dessas abelhas já foram catalogadas, e mais de 300 somente no Brasil. Por isso, o país é conhecido como “o paraíso ecológico das abelhas sem ferrão”.
Serviço: Abelhas Nativas da Mata Atlântica
Exposição de ilustrações de Birgitte Tümmler
Local: Galeria das Quatro Estações – Jardim Botânico
Data de abertura: sexta-feira (14/4), às 16h30
Horário de visitação: diariamente, das 10h às 18h
Grátis