Exposição itinerante de Antonio Arney em Piraquara é prorrogada

A exposição “Estruturas e Valores”, do artista paranaense Antonio Arney, foi prorrogada por mais 60 dias. Inaugurada em 10 de junho na Casa da Memória Manoel Alves Pereira, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a mostra é um recorte da que foi apresentada no Museu Oscar Niemeyer (MON) até março de 2019. Com a prorrogação, a exposição poderá ser vista até outubro.

Foto: MON

“A proposta das itinerâncias é levar um pouco do Museu Oscar Niemeyer a outros municípios, o que permite que a instituição estenda a sua atuação”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Além de ajudar a democratizar a arte, as itinerâncias deixam um convite para a integração cada vez maior da cultura paranaense”, comenta.

60 anos de arte

A longa e consistente trajetória de Antonio Arney no meio cultural artístico paranaense é destacada por uma das responsáveis pela curadoria da mostra, Eliane Prolik. “Arney contabiliza 60 anos de atuação, conhecimento e experiência. Sua obra é viva e pulsante, mantendo-se atual aos 93 anos de idade do artista”, comenta.

Fazem parte da exposição itinerante cinco obras que utilizam como técnica colagem, relevo e pintura, além do vídeo “Colmatagem”, de Eliane Prolik e Larissa Schip.

As pinturas com colagens em madeira de Arney herdam aspectos da arte construtiva e unificam elementos geométricos a materiais usados e de rejeitos, trazendo uma discussão atual sobre a sustentabilidade, arquitetura e memória.

As colagens em madeira nos falam de um mundo construído em respeito à natureza. “Aquela advinda das árvores, do saber agregar elementos e valores da vida: a paisagem, a cidade, os outros, a casa ou uma arquitetura social ampla”, diz Eliane.

Em seu papel de artista, Arney aponta novos significados, potências e descobertas, fazendo refletir sobre o reuso, a sustentabilidade, a reciclagem e a importância da memória das coisas e do tempo, todos temas essenciais e atuais. A curadoria da exposição também é assinada por Adolfo Montejo Navas.

Artista

Antonio Arney nasceu em 1926, em Piraquara. Artista autodidata, aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Sua longa trajetória profissional começou em Curitiba, desde o final dos anos 1950, com a participação no Círculo de Artes Plásticas.

Em seu currículo constam inúmeros prêmios, sendo oito premiações no Salão Paranaense. Participou de importantes mostras nacionais e internacionais como: I e II Panorama de Arte Atual Brasileira – MAM/SP (1969 e 1970); XI Bienal Internacional de São Paulo (1971); Brasil Plástica 72; I e III Salão Nacional de Artes Plásticas (1978 e 1980), no Rio de Janeiro.

Realizou as individuais “Estações”, no Museu de Arte Sacra de Curitiba (Masac); “Outra Coisa”, no Museu de Arte (Musa)/UFPR, e “O Poeta e o Marceneiro”, na Galeria Boiler (Curitiba). Participa atualmente da exposição “Luz ≅ Matéria”, com obras do acervo do MON, em Curitiba.

Serviço:
Estruturas e Valores, de Antonio Arney

Exposição itinerante em Piraquara
Casa da Memória Manoel Alves Pereira (Avenida Getúlio Vargas, 67)

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.