Exposição multimídia que celebra 74 anos do TCE-PR termina hoje

A exposição multimídia que mescla a trajetória do Tribunal de Contas do Estado do Paraná com fatos históricos do Brasil e do mundo nas últimas sete décadas termina nesta sexta-feira (25). Para garantir o distanciamento necessário à prevenção da Covid-19, o evento realizado no estacionamento do TCE-PR ocorre na modalidade drive-in, das 18h30 às 22 horas.

A exposição resume o trabalho do TCE-PR ao longo dos últimos 74 anos para a transparência da gestão e a correta aplicação do dinheiro público. “O objetivo é mostrar aos paranaenses o trabalho do Tribunal de Contas e sua importância na vida do cidadão” afirma o presidente da Corte, conselheiro Fabio Camargo. “Quando uma instituição pública faz aniversário quem celebra é a sociedade: porque se ela cumpre seu papel com eficiência, quem ganha somos todos nós”, completa.

Marco Charneski/ Divulgação TCE-PR

Além de mostrar seu trabalho, a iniciativa do TCE-PR contribui para amenizar a carência de eventos culturais gratuitos nesse difícil período de pandemia. Todo o custo está sendo bancado por patrocinadores e apoiadores: Sanepar, Copel, Associação Beneficente e Recreativa do Tribunal de Contas (ABRTC), Sindicato dos Servidores do TCE-PR (Sindicontas), Unimed, Erasto Gartner, Audi Center, KRS Seguros, Banco Alfa, Clube Elas e Mercado das Pulgas.

Atrações

Marco Charneski/ Divulgação TCE-PR

A exposição comemorativa apresenta fatos históricos ocorridos desde a fundação do TCE-PR, em 2 de junho de 1947. As atrações estão distribuídas em um circuito de 300 metros, a ser percorrido durante aproximadamente cinco minutos. Durante o trajeto, os visitantes não podem sair dos veículos.

Em seus carros, eles entram em um total de sete tendas de 3×3 metros. Em cada uma delas é contada, em som e imagens, a história de uma década de existência do Tribunal.  Uma tenda de 10×10 metros e um painel de LED de 9×3 metros completam o ambiente.

Elementos como carros antigos, mobiliário e objetos, registro de fatos e fotos históricas também compõem o cenário. Atores em trajes de época recepcionam os visitantes no pórtico de acesso à exposição e nas tendas temáticas. A comemoração dos 74 anos do Tribunal, além de nostálgica, tem um cunho solidário, com arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos para doação. Os produtos são coletados no início do percurso.