Xuxa perde processo contra Carla Zambelli sobre livro com temática LGBTQIA+

A cantora Xuxa Meneghel teve o pedido de reparação em um processo de danos morais negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Movida pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), a ação estava relacionada à publicação do livro “Maya – Bebê Arco-Íris”, escrito pela apresentadora.

Foto: Reprodução/Instagram

Com temática LGBTQIA+, a obra é voltada ao público infantil e conta a história de uma garotinha que está no céu no aguardo de sua família ideal e, quando desce à Terra, passa a ter duas mães.

A publicação do livro foi criticada por Zambelli, que chegou a levantar a hashtag “#XuxaDeixeNossasCriancasEmPaz”. “O alvo dessa teia de destruição de valores humanos não é mais você. Essa mira está apontada para a mente das nossas crianças! Sexualizar e instigar inocentes ao sexo pavimenta a pedofilia e a depravação. Não tenhais medo. Lute por elas conosco”, escreveu a deputada nas redes sociais.

Xuxa pedia indenização de R$ 150 mil por danos morais, mas a juíza Carolina Pereira de Castro da 15ª Vara Cível julgou que o comentário de Zambelli “reflete a liberdade de expressão e sua limitação pode ferir preceito constitucional e caracterizar censura”.

“A manifestação, ainda que possa demonstrar desconhecimento pela ré acerca da temática do livro que seria lançado pela autora, apenas fez uma crítica – seja boa ou ruim – obra que seria produzida pela autora, o que apesar de denotar uma preocupação exacerbada com a educação sexual de crianças, não implica a ocorrência de lesão extrapatrimonial digna de nota. Ainda que a crítica tenha sido contundente, tendo a ré explanado sua opinião e insatisfação, não foram utilizadas palavras de baixo calão ou aptas a atingir a vida pública da autora”, apontou a decisão.

Informações de Fofocalizando

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.