Festival de Teatro de Curitiba 2023: confira programação da 31ª edição

31ª. edição do Festival de Curitiba vai de 27 de março a 9 de abril. Vendas começam nesta terça-feira (14) de forma online pelo site oficial e pela bilheteria física no Shopping Mueller

Com mais de 350 atrações, o Festival de Teatro de Curitiba 2023 divulga a programação oficial das mostras teatrais, eventos e programas culturais que acontecem entre os dias 27 de março e 9 de abril.  

festival-de-teatro-de-curitiba-2023
Foto: Teatro La Plaza

Com nova curadoria, a 31ª edição contempla estreias nacionais, espetáculos premiados, peças internacionais e a volta do Fringe, além de dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performance e gastronomia.

Os ingressos estão à venda a partir desta terça-feira (14) no site oficial e na bilheteria física no Shopping Mueller (Piso L3).

Programação da Mostra Lucia Camargo

A Mostra Lucia Camargo tem nova curadoria, composta pela produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, pela atriz e diretora Giovana Soar e pelo dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, que escolheu 32 espetáculos para representar a diversidade contemporânea do teatro nacional e internacional.

“A pluralidade e a diversidade de gêneros, textos, propostas e até mesmo de corpos e origens das companhias marcam o Festival de Curitiba. Um festival que é feito para todos e que precisa refletir também essa multiplicidade que o próprio teatro é”, disse Fabíula Passini, também diretora do Festival de Curitiba.

No Guairão, a peça de abertura é a montagem de “Hamlet” do grupo peruano Teatro La Plaza, composto por artistas com síndrome de Down. Entre as produções nacionais, destaque para Vera Holtz em “Ficções”, monólogo dirigido por Rodrigo Portela e para o aguardado “Intimidade Indecente” com Marcos Caruso e Eliane Giardini como o casal protagonista.  

Último trabalho dirigido por Jô Soares (1938-2022) no teatro, “Gaslight – Uma Relação Tóxica” é um dos maiores sucessos da história da Broadway. Com músicas de Zeca Balero e Newton Moreno, com a atuação do ator Cassio Scarpin (O Nino de Castelo Rá-Tim-Bum), “O Bem-Amado Musicado” é uma nova versão do clássico de Dias Gomes. No campo da dança, o célebre Grupo Corpo marca presença com duas peças, “Breu e Primavera”.

No Guairinha, a estreia nacional de “O Tempo e a Sala” é uma co-produção com o Festival de Curitiba. No elenco, atores curitibanos de sucesso nacional e o retorno de Simone Spoladore ao teatro, com direção e atuação de Leandro Daniel. “A Invenção do Nordeste”, desconstrói o mitos sobre “ser nordestino”,  “Prot{AGÔ}nistas”, dirigido por Ricardo Rodrigues e com 18 artistas no elenco, é uma mistura de teatro, música e circo, em um espetáculo para toda família, e “Tartufo” é Molière em versão musical expressionista e sem falas, que tem em sua trama central um falso devoto se infiltra na casa de uma família para se beneficiar de sua ingenuidade.

Estreia Mundial Na Praça

A companhia holandesa Wunderbaum escolheu o Festival de Curitiba para sua estreia mundial da comédia musical “Square / Praça”. No espetáculo gratuito, na praça Santos Andrade, serão distribuídos um número limitado de fones de ouvido ao público. A peça mostra o cotidiano de uma praça pública com uma explosão sonora e sensorial

Dois espetáculos de dança contemporânea no Teatro da Reitoria: o surpreendente “c h ãO”, da dupla Marcela Levy e Lucía Russo e o vigoroso e tecnológico “Matéria Escura”, do grupo Cena 11. No mesmo palco, a Cia de Teatro de Heliópolis traz “Cárcere Ou Porque As Mulheres Viram Búfalos”, um dos espetáculos mais comentados de 2022, que recebeu o Prêmio APCA de Melhor Dramaturgia e indicado ao Prêmio Shell nas categorias Direção, Dramaturgia e Música.

O SESC da Esquina recebe “Karaíba” que fala da formação do Brasil sob a perspectiva dos povos originários com a maior participação indígena em elenco e produção já vistos em festivais de teatro no Brasil. “Desfazenda – me enterrem fora desse lugar”, do coletivo O Bonde, com direção de Roberta D’Alva e dramaturgia de Lucas Mura, repleta de ineditismos, é baseada no texto original “Como criar um corpo negro sem órgãos”. No aclamado “E.L.A”, a performance de Jéssica Teixeira chama para o debate anti-capacitista. Já “Tragédia”, do quarteto Quatroloscinco, apresenta leitura contemporânea do clássico grego Antígona, de Sófocles.

O Teatro Zé Maria recebe “Stabat Mater”, da premiada Janaína Leite, que é acompanhada no palco por sua própria mãe e pela figura de Príapo, em que articula de forma rígida temas historicamente inconciliáveis. Na estreia nacional de “Adoráveis Transgressões”, um cabaré selvático a partir da obra de Copi e Leonarda Glück que fala de família e representatividade trans e queer. Na mesma temática, “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” é um musical sobre a ativista que fundou a primeira casa para pessoas com HIV/Aids, do Brasil. No solo “Sobrevivente”, a atriz curitibana Nena Inoue investiga as origens e apagamentos na vida das mulheres de sua família. Já “Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes”, da Cia Dos à Deux, é uma história de amor contada sem palavras entre o teatro, a dança e as artes visuais.

Na Casa Hoffmann, “O Que Meu Corpo Nu Te Conta”, do Coletivo Impermanente, é uma experiência sobre temas universais como assédio sexual, gordofobia, racismo, etarismo e infertilidade. “Eu Tenho Uma História Que Se Parece Com a Minha” é uma instalação performance de Tetembua Dandara, que ativa suas emoções no palco com sua avó, Dirce Poli, de 95 anos, com interferências de sua mãe, Neuza Poli, e de sua irmã, Mafoane Odara, que contará com a preparação de comidas em que o público é convidado para uma experiência com vozes e sabores.

Dois artistas curitibanos com trajetórias importantes no teatro nacional estreiam espetáculos na Mostra Lucia Camargo. O renomado iluminador Beto Bruel estreia como diretor em “Ovos Não Têm Janela”, de Manoel Carlos Karam, no Auditório Poty Lazarotto, do MON. E em “Sonho de Uma Noite de Verão”, clássico de Shakespeare, o diretor Maurício Vogue promete uma versão alegre e divertida da obra, com apresentações no Dizzy Café Concerto.

Programação da Mostra de Solos

Dentro da programação da Mostra Lucia Camargo, uma das novidades é a “Mostra de Solos”, com sede na Casa Hoffmann. As peças “O Grande Dia”, “Reencarnação Ao Vivo”, “Arqueologias do Futuro”, “Experimento Concreto e “Vienem por Mí” são cinco trabalhos que oferecem um pequeno panorama do alcance estético e social das produções teatrais de artistas que, de alguma forma, foram invisibilizados.

A Volta do Fringe no Festival de Curitiba

Após três anos revogada pela pandemia, o Fringe volta à programação do Festival de Curitiba reestruturado. Com parte de sua programação gratuita e acessível a todos os públicos, a mostra ocupa teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com mais de 280 espetáculos, produzidos por aproximadamente 1800 artistas e técnicos vindos de 12 estados do Brasil e de outros países. 

O Fringe é uma mostra que não passa pela curadoria do Festival. Nela, companhias de teatro, circo, música, dança e outras vertentes artísticas do Brasil e de outros países participam por meio de cadastro voluntário.

Interlocuções no Festival de Curitiba

Programação cultural gratuita dentro do festival com debates, encontros, palestras, mesas redondas, sessões de autógrafos, oficinas, filmes e lançamentos de livros.

A masterclass com o escritor Daniel Munduruku e oficinas de gestão e planejamento de grupos teatrais fazem parte da programação. Parte das oficinas contam com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Guritiba no Festival de Curitiba

O projeto cultural e social tem como foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias. Em 2023, o programa acontece nos dias 1, 2, 8 e 9 de abril no Festival de Curitiba. Em seu 15º ano, o Guritiba segue aumentando o impacto de suas ações sociais com espetáculos teatrais, shows, contações de histórias, brincadeiras e atividades socioculturais. 

Nesta edição, no Teatro Bom Jesus, o espetáculo “Suspeitos”, com texto inédito de Denise Crispun, conta a história do misterioso sumiço de uma obra de arte. Já “PaPeLê – Uma Aventura de Papel” é uma grande brincadeira que parte de situações simples para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo personagens e situações. Antes dos espetáculos, o “Muralzinho de Ideais” traz brincadeiras e brinquedos para todos. Além disso, durante o período do Festival de Curitiba diversas ações levarão cultura, divertimento e educação de forma lúdica à diversas instituições sociais da região.

Programação do MishMash

Mostra de variedades artísticas e performáticas que diverte famílias inteiras com números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outras vertentes, ocorrerá 8 e 9 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo, tendo como anfitrião o famoso Palhaço Alípio, que já confirma a presença de artistas como o Palhaço Tomate, Willian Kreff com Parada de Mão, Yareni Bates & Harry Rodrean entre outras atrações.

Programação do Risorama

Um grande comedy club com os maiores nomes do humor do País em apresentações com serviço de bar ao público cujo anfitrião é Diogo Portugal, um dos percursores do stand-up no Brasil. O mais tradicional festival de comédia nacional ocorrerá de 30 de março a 4 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo, com nomes já confirmados como Danilo Gentili, Igor Guimarães, Nany People, Criss Paiva, entre outros.

Gastronomix no Festival de Curitiba

O primeiro evento artístico e gastronômico ao ar livre do País une programação de música instrumental, artes cênicas e gastronomia, com curadoria do premiado Chef Celso Freire. Com a participação de restaurantes nacionais e internacionais, o evento utiliza gastronomia sustentável e fornecedores locais para diminuir ao máximo os impactos ambientais.

Na programação, aulas-show e atividades para toda a família. O Gastronomix ocorrerá nos dias 1º e 2 de abril, das 11h às 18h, em local que será divulgado em breve, com mais de 12 atrações musicais.

Ingressos do Festival de Curitiba 2023

Mostra Lucia Camargo – De R$ 00 a R$ 80,00 (entrada inteira), + taxa administrativa.
Risorama – De R$ 40 a R$ 80,00 (entrada inteira) + taxa administrativa
Fringe – De R$ 0 a R$ 70 (entrada inteira) + taxa administrativa
MishMash – De R$ 30 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa
Programa Guritiba – De R$ 30 a R$ 60,00 (entrada inteira) + taxa administrativa
Gastronomix – De R$ 15 a R$ 30 (entrada inteira) + taxa administrativa
Guritiba – De R$ 30 a R$ 60 (entrada inteira) + taxa administrativa
*Estudantes de teatro e artistas profissionais contam com ingressos promocionais de R$ 50 e R$ 25. Verifique as condições especiais para colaboradores de empresas apoiadoras.


Serviço
O que: 31.º Festival de Curitiba
Quando: De 27/03 a 09/04 de 2023
Valores: Os ingressos vão de R$ 0,00 até R$ 80,00 (mais taxas administrativas)
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L3), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo


Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.